pokemongovet / pokemongovet.github.io

Projeto para incentivar adoção de animais pessoas que amam pokemons virtuais
https://pokemongovet.github.io/
Other
102 stars 38 forks source link

Como reduzir o medo do primeiro pull request de um desenvolvedor #42

Open fititnt opened 7 years ago

fititnt commented 7 years ago

Discussão iniciada em função do PR #19


TL;DR: Como podemos fazer reduzir o estresse e ansiedade de quem quer contribuir com código pra um projeto que não é ciência de foguetes, mesmo que isso signifique dar mais trabalho para os mantenedores do projeto?

Isso aqui serve tanto para quem já desistiu de fazer PR admitir, mesmo que por particular, outros motivos, como quem gerencia algum projeto com mais destaque supor o que faz para convencer pessoas a fazer Pull Request. O que "converte" mais em resultado.

O Problema

  1. Apenas parte de todos os programadores deixa código aberto em sites como Github (talvez 10%?)
  2. Quantidade de programadores que fazem submissão de código para repositório de desconhecidos é muito baixa (talvez 1-3%?)
  3. Existem bons desenvolvedores que não sabem usar Git; Há quem ache que Git e Github são a mesma coisa
  4. Existem bons desenvolvedores que até sabem usar Git, mas simplesmente nunca precisaram fazer Pull Request
  5. Insegurança quanto a qualidade do código (desenvolvedor não publicamente conhecido)
  6. Insegurança quando a expectativa da qualidade do código (desenvolvedores conhecidos, palestrantes ou com cargos de destaque, com medo de passar vergonha em publico)
  7. Problemas de saúde que afetam a vida em geral (Transtorno de Ansiedade, Síndrome do Impostor, etc)
  8. (Você acha que tem mais algum? Comente)

    Exemplos de frases reais ditas por quem justifica não fazer PR

  9. "Eu não acho que meu código seria bom o suficiente para ser aprovado" (dev com experiêcia)
  10. "Já tem muita gente ajudando; Por que aceitariam meu código? Não precisam de mais ajuda"
  11. "Mesmo com pedidos de ajuda documentados, eu simplesmente não entendi o problema" (dev admite em particular; havia abertura para que ele falasse em privado)
  12. "Um dos mantenedores principal tem má fama" (nunca conversou diretamente; má fama por outra rede social como Twitter/Facebook não relacionadas a código)
  13. "Alguém disse que iria fazer a funcionalidade que eu quero propor"
  14. "Sei HTML/CSS/ETC, existe um erro simples em HTML/CSS/ETC, mas pra corrigir isso, preciso instalar algo que não roda no meu Windows"
  15. "Eu nunca fiz um Pull Request antes. Vai que eu erro? Deixa pra outra hora"
  16. "Fiz o PR, errei algo e me pediram pra corrigir, mas eu não consigo sozinho, e agora tem conflitos" (dificuldade com git; dev desaparece sem dar mais notícias)
  17. (Você sabe de outras? Comente)

    Estratégias pra reduzir chance medo de potenciais contribuidores

    • (Comente)
woliveiras commented 7 years ago

Comunicação é tudo.

Existem várias barreiras que seguram os iniciantes e até mais experientes, como foi citado na issue, e a única maneira de mudar isso é conversando com eles para remover essas barreiras.

É necessário convencer e motivar sempre.

Como conversar com alguém que nem sabemos onde está?

Mantendo o máximo de informações sobre como fazer o PR e deixando claro que existem várias maneiras de contribuir e que um possível código "ruim" enviado pra cá, pode ser útil pra essa pessoa aprender com o erro, pois aqui tem gente que pode lhes ensinar bastante. É necessário deixar bem explicito que essa pessoa não será zoada, exposta ou algo do tipo ao enviar uma contribuição, pois muitos tem medo disso (e acontece).

Eu tento convencer essa galera no post que compartilhei aqui no PR e tento ajudar eles nesse outro projeto (que tem espaço aberto para mentores em Design e Programação, se alguém aqui quiser ajudar ein :smile: ): https://github.com/training-center/mentoria

woliveiras commented 7 years ago

Ah, até sobre ansiedade eu já escrevi!!! kkk

https://medium.com/@woliveiras/relatos-de-um-experimento-pessoal-sobre-a-ansiedade-dcad55611be4#.pji4oa110

Nesse outro projeto eu tentei levantar o máximo de informação para iniciantes em Desenvolvimento Front End: https://github.com/woliveiras/front-end-career

São exemplos do que eu tento dizer sobre levantar o máximo de informação e tentar motivar as pessoas.

fititnt commented 7 years ago

Algo que seria bacana também é ter referência de qualquer projeto em pt-br que, no github, tenha tido uma quantidade minimamente significativa de PRs de pessoas diferentes, e que a tendência desses PRs tenham sido de gente que não seja apenas de contribuidor serial.

Acho bacana a gente começar a pensar em possíveis casos de sucesso, pra aprender com isso.

vinicius73 commented 7 years ago

Estratégias pra reduzir chance medo de potenciais contribuidores

  • Não se preocupe se você não sabe muito, a possibilidade aprender com uma "correção" em um PR seu vale mais do que ficar no medo.
felipecaparelli commented 7 years ago

Estou buscando perder esse medo... mas inicialmente, preferi criar um projeto do zero aqui no github e estou tentando entender a forma de trabalhar em comunidade. Assim que eu ficar mais ambientado com certeza irei contribuir com outros projetos, mesmo dentro das minhas limitações... até porque sei que existem problemas de todos os tamanhos e dificuldades para serem resolvidos... inclusive trabalho braçal que os grandes devs não querem mexer ;)

lapa182 commented 7 years ago

Só pra avisar: eu já vou comentar amanhã nessa thread. To voando de volta pra casa dai ver pelo celular é chatinho lol.

rafaelsoaresbr commented 7 years ago

As vezes mandamos PRs e são fechados pois o mantenedor não acha que a forma que solucionamos o problema não é a correta (até aqui tudo bem, cada um tem o seu pensamento), daí pega a idéia e corrige ele mesmo, ao invés de pedir que se mude a PR.

evansantos commented 7 years ago

Das frases que o @fititnt postou para justificar o não PR, já usei muito por achar que tem devs tão mais experientes que eu... mas hoje encaro que talvez, algo que eu saiba o cara mais experiente, não chegou a pensar ou passou despercebido e minha solução coube naquela situação

vinicius73 commented 7 years ago

https://medium.com/by-vinicius-reis/vida-em-comunidades-seja-ativo-participe-653ef4e91179 Escrevi a um tempo, com o mesmo objetivo: fazer as pessoas se moverem.

icoffani commented 7 years ago

Pessoal, eu sei que esse é o primeiro projeto Open Source que eu incentivo as pessoas a participarem, mas eu vou dar uma ideia de um problema que estou percebendo aqui mesmo.

Esse repositório pokemongo.vet.br (não os outros que criamos ontem, pra esses vejam #48 #49 #50) inicialmente era pra ser menos complexo pra poder permitir que gente que sabe programar coisas mais simples pudesse ajudar.

Eu não sou programadora, mas sei de marketing, e boa parte da ideia original também se baseou no conceito de "hotsites"/"landing pages" com propósitos específicos, para cativar o público final sem ter nada muito avançado e que atenda o objetivo final.

O problema que está acontecendo aqui é o seguinte: programadores experientes estão querendo sugerir instalar coisas como SASS, NPM e até um servidor web completo apenas pra editar uma página HTML estática.

Dai eu fico em uma saia justa: aceito ou não? São boas ideias, fico feliz do projeto estar se desenvolvendo com sugestões mais complexas, mas isso fere a ideia inicial do projeto que também significa dar espaço para os programadores iniciantes. A gente está trazendo gente pra esse repositório aqui que nem tem apache instalado, e já é difícil pra eles configurarem o git.

Por isso que quero propor uma solução intermediária para atender todo mundo, tanto o pessoal mais experiente como também as pessoas novas. Minha sugestão para aqueles que procuram algo mais desafiador e complexo primeiro ajudar nas propostas #48 #49 #50 enquanto os outros programadores que estão querendo desenvolver algo mais simples nos ajudam com a landing page. O que acham?

evansantos commented 7 years ago

Perfeito @icoffani, não tiro nem ponho nada e foi exatamente o que eu defendi nessa issue #12, quando deram a ideia de por react e outras tecnologias, eu vi que o inicial era para pessoas que querem contribuir e nunca contribuíram.