pokemongovet / pokemongovet.github.io

Projeto para incentivar adoção de animais pessoas que amam pokemons virtuais
https://pokemongovet.github.io/
Other
102 stars 38 forks source link

Mostrar que animais exigem cuidados sem parecer agressivo/ofensivo? #9

Open icoffani opened 8 years ago

icoffani commented 8 years ago

O nosso principal objetivo é atrair pessoas que nunca adotaram um animal de estimação a finalmente considerar a ideia e realizar o ato, ou seja, isso significa que essa iniciativa tem que mostrar uma abordagem diferente da maioria, pois é um público diferenciado que pode até nunca ter cogitado a ideia de adotar um animal de estimação.

Pensar nesse público faz com que tenhamos que ter alguns cuidados básicos ao abordar as necessidades de cuidado e proteção ao animal. Que fique claro que todos os colaboradores atualmente envolvidos são a favor dos bons tratos e dos bons cuidados aos animais, nós só queremos ter uma abordagem mais “sensível” a assuntos como este para não desanimar nosso público, mas temos TOTAL compreensão da relevância de expor tais informações. E iremos fazer isso.

Para isso, queremos sugestões de vocês de como efetivar tal ideia. Para isso, temos algumas considerações a fazer:

Esse issue vai ficar aberto para centralizar discussões sobe o tema. Uma sugestão de alteração foi feita no pull request #4.

hsouza90 commented 8 years ago

Acredito que uma forma criativa de expor as características dos pets é realmente usar da temática do projeto (tipo uma pokedex?), coisas como explicar que o cão é de difícil socialização, calmo, com muita energia, requer muito espaço, essas coisas, expor as informações de forma mais "cuidadosa", de uma forma mais amigável, mas sem deixar de informar.

Como por exemplo, categorizar por tipo, por publico alvo (apartamentos, crianças, lugares pequenos, etc), dar "status" aos animais. Os mais difíceis de se lidar como pokemons raros, que exigem mais cuidado e atenção, por exemplo.

É claro que é apenas uma forma de amenizar a informação, mas aproveitar da temática seria de bom proveito.

See ya. ;)

iuriguilherme commented 8 years ago

O texto proposto em #4 é o seguinte:

Animais de verdade têm sentimentos de verdade e necessidades de verdade. Converse bem com a tua família e com as pessoas do local de adoção. Na hora de adotar, faça uma escolha responsável. Os bichinhos agradecem e parabenizam a tua decisão!

fititnt commented 8 years ago

“Perfection is achieved perfection not when there is nothing left to add, but when there is nothing left to take away” – Antoine de Saint-Exupery

Aqui vem um ponto que pode parecer um pouco cruel, mas tem explicação em User Experience: é pior colocar algo redundante ou que o usuário vai descobrir para objetivo.

No paragrafo do desci, se for levar UX em consideração, se algo tiver que ser acrescentado, tem que ser algo que acrescente de forma significativa para valer o motivo de existir e que esse objetivo esteja alinhado minimamente com o objetivo da respectiva página.

O principal ponto que eu vejo que é bom ter em mente é: quem adota normalmente assina um termo de adoção responsável ou, no mínimo, tem uma conversa com a pessoa que libera adoção. Assumindo isto, e correndo o risco de parecer cruel, a responsabilidade de avaliar se adoção deve ocorrer deveria ser entre adotante e facilitador final da adoção.

Assumindo que nosso principal objetivo aqui é trazer quem nunca adotou, e provavelmente talvez nem tenha simpatia prévia com animal para adoção, isso é um desafio muito significativo. E sou da opinião que, por mais cruel que possa parecer, vale a pena apelar para Marketing Sensorial (http://www.portal-administracao.com/2014/01/marketing-sensorial-de-experiencias.html) de modo que a pessoa para dizer "não" tenha que pelo menos ter visto o animal, ou fotos dele, e talvez a pessoal responsável pela adoção esteja conversando com o candidato a adoção para forçar a barra.

iuriguilherme commented 8 years ago

Está dentro do controle da equipe do site a interação entre entidades e adotantes?

Se sim ou não, é garantido que exista um termo de adoção e/ou conversa?


Eu venho de experiência de voluntário independente que fazia praticamente tudo o que entidades de proteção fazem. Lembro que o consenso em rodas de debate costumava ser que: na maioria dos casos, é melhor que ninguém adote os animais, do que adotem pra não cuidar. Então esta é sempre a minha premissa e preocupação. Dito isto, eu vejo com bons olhos toda e qualquer iniciativa de promoção de adoção. São decisões que se tomam, são consequências que se assumem.

Como eu informei em #4, quando eu produzi o texto, eu reescrevi ele várias vezes porque no momento em que eu estava testando o html numa pré visualização do site, a preocupação passou a ser:

"-Será que este texto vai fazer a pessoa desistir agora? O que escrever aqui pra promover sensação de responsabilidade sem desestimular?"

O máximo que eu consegui foi o que copiei acima, eu queria associar com alguma imagem que passasse um sentimento de esperança e seriedade, mas não consegui ter nenhuma ideia nem achar nada.