Closed ghost closed 6 years ago
:+1: vue
Pela minha 1a impressão do i-educar, meu argumento está errado:
O legal de debater esse tipo de coisa é que todas as views e boa parte dos javascripts vão ficar "obsolets or deprecated", e a tarefa de separar html de javascript e de colocar o template egine ficam obsoletos, acho.
Como solução para administração da escola o que já tem feito não impediria de fazer a abordagem pwa (notadamente para acesso mobile)
eu vou precisar de um tempo para me familiarizar com o "novo" i-educar. e como já comentaram, senti falta de sample data.
Eu acho que essa resposta depende um pouco de como será a relação entre o front-end e o back-end no seu projeto:
Se você pretende fazer o seu front-end totalmente desacoplado do back-end, comunicando-se com ele via AJAX ou outro protocolo de comunicação, então tanto Vue como React (e outras opções, como Angular, Ember, Aurelia, etc.) atenderão igualmente bem.
Se você pretende fazer alguma coisa mais "acoplada" com um back-end em PHP, a combinação Laravel+Vue pode ser bem interessante
Se você pretende reescrever o seu back-end em Node.js, você pode tirar vantagem do SSR, tanto para Vue como para React.
Seja como for, eu considero Vue a melhor opção para web apps (incluindo PWAs), mas o React Native é melhor se você pretente implementar um app para Android ou iOS.
Se você realmente gostar do Vue, talvez se interesse também pelo Quasar Framework
@JDias Acho que sempre vale o debate mas o no curto e médio prazo (3-6 meses) o projeto vai estar focado em correr atrás do prejuízo de código legado. Seria ótimo conseguir reforços para pensar os desafios dessa frente! :)
Fechando essa issue por enquanto. Mais à frente podemos retomar quando formos trabalhar melhor com isso. Do jeito que é a comunidade de js, quem sabe até lá vue e react já são coisas do passado :P
CONTEXTO:
Tendo em vista que no planejamento consta SPA (provavelmente PWA) seria muito precipitado debater uma solução de front-end reativo?
IMPLEMENTAÇÃO:
Alguma ferramenta tipo https://jsonplaceholder.typicode.com/ pode ajudar o front-end ser desenvolvido sem o back (paralelamente ao back), acho.
Eu estou olhando o vue, especificamente o https://nuxtjs.org/ , mas por que me pareceu mais fácil.
O legal de debater esse tipo de coisa é que todas as views e boa parte dos javascripts vão ficar "obsolets or deprecated", e a tarefa de separar html de javascript e de colocar o template egine ficam obsoletos, acho.
(quanto as APIs servindo json, eu comentei com a @campagnucci , do pátio digital, sobre a possibilidade de definir alguns padrões abertos, assim facilitaria a portabilidade dos fronts, bem como as próprias integrações ou mudanças [no vendor lock-in], mas não sei se seria do interesse do i-educar caminhar por aí)
c/c @eduspano
Talvez a @ludimila tbm. possa colaborar com o debate, já que ela já esta com um projeto com react na estrada