Open naanadr opened 4 years ago
@cjasm tu tinha dito para usar Docker né? @fernandogrd vai subir um commit com o docker-compose para rodar o projeto.
Altos problemas ai encontrados kkk tipo o projeto não funciona com o python 2.7.14, só com o 2.7.7 pra baixo.
Nos próximos dias vou fazer um backup do banco, para ter certeza que não vamos perder nenhum histórico de eventos ❤️
Adicionamos um dockerfile/docker-compose bem básico pra fazer simplificar rodar o site localmente: https://github.com/pugpe/pugpe/commit/f3dc55a08ff252818ee2f3a5eae36758a4c6231a
Agora, realmente atualizar esse projeto pra Python3 + Django 3.0 seria no mínimo divertido, nunca vi ninguém atualizar de tão longe, talvez seja mais fácil refazer ou forkar algum projeto mesmo.
Dando uma olhada aqui, nem lembro de escrito parte do projeto lol, mas aparentemente a gente não se preocupava muito com teste nessa época :|. E pelo jeito já tinha class based views, se fosse fazer de novo só usava function based views :P #ficaadica
@fernandogrd tem algum motivo especial para usar function based views? Eu tenho usado mais class based views, acho que fica melhor estruturado. Separando em arquivos diferentes, inclusive.
deploy automático (o último foi realizado a 8 ANOS ATRÁS)
Resiliencia! 👏👏 👏 👏
@cjasm Esse cara explica bem melhor que eu: https://spookylukey.github.io/django-views-the-right-way/
Mas resumindo, adição de complexidade sem ganho compatível, fácil também de exagerar na herança/mixins e acabar atirando no pé. Dá pra ter uma organização boa com function based views ao colocar código compartilhado em outro módulo e importar.
Pra ser justo, as class based views do django rest framework e vanilla views são bem mais simples do que as do que tem no Django, logo, menor quantidade de problemas que as do Django tem.
Acho que a gente poderia começar pensando no que seria interessante pro site do PUG. Do que existe hoje, a gente sente falta de alguma coisa? Fazer um fork do Jararaca
facilita bastante a vida, mas talvez ainda seja interessante implementar coisas que suprem nossa necessidade.
A gente tem um blog antigo no wordpress, que talvez pudesse ser ressuscitado, ou pelo menos guardado como arquivo no próprio site. Ou até a votação de palestras que se tornou uma realidade nos últimos meses. O que vocês acham?
Verdade @davidpalves kkkk só listando aqui coisas que seriam massa manter e adicionar:
Essas são as coisas que eu lembro da gente ter conversado sobre nos últimos meses 🤔
remote: The end-of-life window ends on November 2, 2020 after which Cedar-14 will no longer
remote: receive security updates and Cedar-14 app builds will be disabled.
Aparentemente depois de 2 de Novembro não vai rolar mais deploys a não ser que faça o update do cedar-14 para o mais recente. Pra isso teria que ao menos atualizar a versão do python pra última versão do 2.7.
Outro ponto que conseguimos (eu e Fernando) fazer o deploy do site 🥳 fizemos uma alteração simples na telinha de submissão de palestras, mudamos a mensagem que mostra no template (e não quebrou nada 💃🏽 ).
Adicionei no README os comando (super complexos) para fazer o deploy no Heroku 4584cdc.
$ heroku git:remote --app pugpe
$ git push heroku master
Uma dúvida/reflexão que eu tive é que poderia mudar todo o back-end do projeto, atualizar o cedar e continuar usando o heroku mesmo. Pq o deploy é super simples kkkk só que eu não sei muito sobre fazer deploys, então se alguém tiver outra visão só falar ai.
Gente, acho que precisamos primeiro definir o objetivo principal. Pelo que eu tava vendo, temos algumas opções:
Falando por mim. O PUGPE nasceu para promover a interação e a troca de conhecimento das pessoas entusiastas/usuárias de Python em PE, dito isso, a segunda opção me parece a que mais se aproxima com o objetivo da nossa comunidade. Acho que temos uma boa oportunidade para juntar mais as pessoas, tentar trazer e incentivar novat@s a fazerem sua primeira contribuição num projeto open source e quando estiver tudo pronto, poderemos falar com orgulho que nossa comunidade junta construiu uma coisa muito bacana. Eu me disponibilizo para ajudar no que for preciso (mentoria, organização ou qualquer outra coisa)
Sou a favor de fazer do "zero", se baseando no que temos hoje. Exatamente pelo motivo que tu falou, de juntar a galera, trocar conhecimento, manter o objetivo do PUG-PE vivo e no fim falar que fomos nós que construimos o site.
E temos um ponto positivo hoje, não precisamos começar totalmente do zero, porque temos o heroku (que só precisamos atualizar), os formulários de cadastro, um banco com a história do PUG, um template de site.
Só realmente não vale a pena usar o código do jeito que tá, mas podemos nos basear nele. Melhor do que pensar em algo do zero (já bate a dor de cabeça pensar nisso kkkk).
Hello!
Mais alguém quer falar algo? Ou podemos seguir com essa ideia de refazer o sistema com a ajuda da comunidade?
Acho que pode seguir com as ideias @marcusgabrields 😄 se alguém tinha algo pra complementar, já teve tempo.
Ainda ta vivo isso aqui? @naanadr @marcusgabrields ? Tenho umas ideias, mais tarde coloco por aqui :)
Por enquanto ainda não morreu, só ta com umas teias de aranha @ItaloSa . E se não rolar fazer a sprint esse mês, tem problema não, tem mês que vem ❤️
oi gente! tava pensando em voltar essa conversa aqui, vamos conversar dia 3 no pug?
É uma boa! Tava organizando umas coisas pro próximo encontro e apesar do site atual ainda tá de pé, muita coisa dele tá retornando erro 500 😅 Propõe isso lá no Telegram também que acho que tem mais alcance que aqui, o que achas, @renatooliveira ?
boa!
Foi levantado no grupo do telegram o desenvolvimento de uma nova versão do site. Porque a versão atual está em Django 1.4.1 e Python 2.7 :( o que dificulta o desenvolvimento de features novas e correções dos bugs existentes. Outro problema detectado, é a ausência de um deploy automático (o último foi realizado a 8 ANOS ATRÁS).
Esse papo surgiu após ter sido compartilhado a experiência de organizar e participar de uma sprint online (Querido Diário - sprint online) e talvez fosse possível o PUG-PE também organizar a sua versão de uma sprint online.
Além dessa opção de realizar uma sprint para desenvolver/refatorar o site do PUG-PE, também foi levantado a possibilidade de forkar o repositório https://github.com/grupyrn/jararaca, que contém o código fonte do site do Grupy-RN.
Então resumindo... qual caminho devemos seguir? Lembrando que a ideia de fazer uma sprint seria para compartilhar conhecimento, mas para isso seria preciso ter monitores para auxiliar nesse momento, enquanto que forkar o
jararaca
não parece precisar de uma sprint.O que vocês acham que seria melhor? E se teria algum problema com a infra que existe hoje (o banco, heroku, enfim, as credencias que precisamos hoje)?