radar-parlamentar / radar

Estamos de mudança para o GitLab: https://gitlab.com/radar-parlamentar/radar.
http://radarparlamentar.polignu.org
84 stars 44 forks source link

Dendrograma na ficha técnica #279

Open ppKrauss opened 9 years ago

ppKrauss commented 9 years ago

Na issue #278 comentei da falta de uma "ficha técnica" das estatísticas: a ficha poderia mostrar além da contagem de votações, outras quantidades envolvidas (total de votantes, média de comparecimento por votação, relação com total de leis, etc.), a listagem das proposições votadas, e uma sumarização dos scores... Para o desenvolvimento, isso pode ser muito parecido com os dumps parciais discutidos na #258.

A sugestão aqui é simples: se essa "ficha técnica" faz mesmo sentido, que tal ilustrar ela (ou dar link para ilustração complementar) com um dendrograma?

A seguir uma explicação mais detalhada de cada assunto: o que é o tal do dendrograma e as motivações para uma "ficha técnica" de gráfico de Radar.

Métrica de semelhança e sua representação

Oferecer subsídios mais técnicos ao "navegante expert" ou "mais interessado", consistiria em

outra ilustração

PS: comentei do tal "dendrograma" com o Léo e a Haydée no Legislando, fiquei devendo esse aprofundamento.

Ficha técnica: educando e servindo de fonte

No dia do Legislando tive oportunidade de ver a apresentação do Radar e conversar sobre ela com o público... Não só gostaram de ver a "prova quantitativa" da "intuição que temos das afinidades políticas", como se sentiram mais instruídos... Há uma certa vocação no Radar para estimular e "ensinar a olhar para as estatísticas". Tanto aqui como na OKBr os objetivos de um projeto desses podem ser ampliados depois de se avaliar o público, ou mesmo depois de conquistadas as metas iniciais, criando objetivos de longo prazo:

Cada "foto do Radar" é um resumão de Dados Abertos. Como convidar o jornalista (ou expert) a navegar pelos dados, e sem ele perder de vista o que tinha inicialmente na bela ilustração do radar? Essa é a sugestão da "ficha técnica".


Uma nota final sobre "ficha técnica dos parlamentares" e dos dados agregados

O perfil quantificado de um parlamentar já vem sendo oferecido em sites do governo, como essa página de atividade parlamentar, e ONGs, sendo que o mais antigo entre os bem feitinhos acho que é o da Transparência-Brasil...

O Radar já se dispôs a fazer marketing do Facebook com o link colorido do like, porque não fazer marketing de bons sites das fichas dos parlamentares?

A motivação de comentar isso aqui numa issue é por eu ter sentido falta de uma "ficha técnica" das estatísticas, mostrando quantidades envolvidas (total de leis, de votantes, etc.) e uma sumarização dos scores... E para o desenvolvimento, isso tem vínculo com os dumps parciais discutidos na #258.

Resumindo: talvez não precise "fabricar" nada de novo, a sugestão inclusive é eleger sites com os quais o Radar vai "conversar" oferecendo links diretos para as fichas. A única coisa "mais fabricada", em termos de interface, seriam as sumarizações de anos ou partidos, mas que podem ser até TXT bruto da saída de consultas SQL, a exemplo da listagem do final de página do senado.gov.br/atividade.

leonardofl commented 9 years ago

Sobre dendograma / análise dois a dois: foi com análise de dois a dois que o Radar nasceu: http://polignu.org/projeto/camaraws/an%C3%A1lise-automatizada-da-semelhan%C3%A7a-entre-os-partidos-pol%C3%ADticos. Mas com a atual comparação mais sofisticada (todos vs todos) despriorizamos a comparação um a um. Não que não poderia ter.

leonardofl commented 9 years ago

Sobre ficha técnica: o json gerado pela análise já contém diversas informações que hj não são mostradas. Daria pa mostrar e ter mais coisa.

Sobre as fontes primárias, sua fala me deu uma ideia mais concreta: em cada página do gráfico PCA, ter um link com a home dos dados abertos. Do ponto de vista da modelagem, uma casa legislativa teria um atributo "portal de dados abertos".

Sobre outros sites, acho o Radar pode divulgar vários outros sites sim pelo facebook. Mas se vc tiver sugestões pessoais, a lista talvez seja um meio mais adequado para essa questão.

Por fim, para que algo seja tratado, é importante que esteja descrito em uma issue individual. Abrir um issue com monte de coisa fica bem ruim pro gerenciamento. Uma issue tem q ser algo auto-contido, que alguém leia, entenda, e resolva em pouco tempo.

Discussões mais complicadas sobre oq pode ser feito, talvez fique melhor na lista. Posso te incluir na lista do radar, @ppKrauss? (se é q vc já não está).

ppKrauss commented 9 years ago

Olá! Sim, pode me incluir na lista, e estou devendo ajudar a passar as coisas para a Wiki aqui do projeto, que é mesmo o local mais adequado para textos longos, quase "enciclopédicos" ;-)

Muito boas suas colocações, vamos então nos alongar fora dessa issue.


Acho importante de qualquer forma lembrar que os labels também podem ser referentes a asuntos que não interessam à manutenção ou desenvolvimento, ou seja, podemos ter issues que não são parte da lista de tarefas dos programadores, não são bugs nem new features.

... Os labels transformam as issues numa forma de comunicação muito mais eficiente e sofisticada. A equipe não deveria perder tempo com issues abertas porém rotuladas "pergunta" ou "discussão" (label que alias faltaria criar). Aproveitando meus próprios exemplos (todos carecendo de label):

Enfim, vale apenas usar os labels (!), eles definem e separam o que é issue para a equipe acompanhar, e o que é issue de interação do projeto com o público mais especializado ou potenciais colaboradores.

leonardofl commented 9 years ago

Yes, mas nós usamos as labels... olha as issues em geral. Aí quem abrir a issue pode por a label. No caso das issues q vc abriu, é q elas são mt coisas juntas... teria q quebrar cada tópico em uma issue, e daí pra cada issue se veria a tag mais adequada.

leonardofl commented 9 years ago

Tá adicionado na lista!

ppKrauss commented 9 years ago

Só bookmark para um projeto com certa afinidade https://github.com/smancke/tech-rating (demo), e com mais uma opção de layout com métrica de semelhança.