raphaelquintao / QRedshiftCinnamon

Linux Cinnamon applet to change screen color temperature
https://cinnamon-spices.linuxmint.com/applets/view/313
Apache License 2.0
96 stars 13 forks source link

Esclarecimento acerca das funções disponíveis #12

Closed renatofrota closed 4 years ago

renatofrota commented 4 years ago

Olá.

Tentei entender, sem sucesso:

  1. por que apenas a temperatura do meu monitor que está definido como principal (que é o externo, plugado via HDMI) é alterada à medida que ligo/desligo o applet ou mexo nas configurações dele, não fazendo qualquer efeito na tela do notebook (já tentei os 4 modos: randr e vidmode, funcionam apenas no monitor externo; as outras duas opções não funcionam em nenhuma das telas).

  2. para que serve, exatamente, o modo noturno? a temperatura se ajustará gradativamente àquela definida no modo noturno? ou abruptamente? e quando (com base no relógio, no sol, etc)?

  3. qual o efeito de habilitar/desabilitar a opção "Localização remota"? O tooltip diz que "geoclue nativo do redshift pode tornar sua experiência lenta" mas eu não faço ideia do que isso significa e nem o que a opção em questão tem a ver com isso.

Agradeço se puder elucidar minhas dúvidas. O applet parece ser muito bem feito mas, sem entender o significado das coisas, permanece sendo apenas promissor, sem uso prático para mim.

Linux Mint 20 Cinnamon

renatofrota commented 4 years ago

Atualizando:

  1. Seria interessante se eu pudesse escolher qual(is) das telas desejo que o applet gerencie a temperatura, já que em algumas situações é conveniente que a temperatura de apenas uma delas seja controlada (como está funcionando atualmente) e, em outras, que as duas sejam controladas. Mas, no frigir dos ovos, a forma atual me agrada. Eu codifico e faço o preview sempre no monitor externo. A tela do notebook fica, quase sempre, reproduzindo mídia.

  2. Já entendi o funcionamento do modo noturno. A temperatura começa a abaixar gradativamente no pôr do sol.

  3. A opção "localização remota", pelo que eu entendi, é para que o applet faça a localização usando uma API e repasse essa informação para o redshift. E deixando a mesma desligada, o redshift faz a localização por conta dele com o geoclue2. É apenas um problema de descrição, na minha opinião. A opção poderia se chamar "Método de Localização Alternativo".

Obrigado pelo applet!

Fechando.