Closed resendedaniel closed 4 years ago
O dia com último dado é possível extrair dos dados, é a maior data disponível.
Acho que não podemos usar a maior data disponivel dos dados pois ela não é necessariamente a data de atualização. Lembra que estamos cortando os últimos 15 dias, então se eu atualizasse os dados hoje, a última data disponível seria 20 de maio, mas a data de atualização deveria ser hoje.
Essa informação pode estar incluída no JSON e ser preenchida quando o script roda. Dessa maneira a gente pode ter inclusive a hora em que os dados foram atualizados.
Propnho atualizar o JSON para algo assim:
{
lastUpdate: '2020-06-03T023:00:00Z', /* timestamp em UTC */
dataPoints: [ /* o conteúdo atual do JSON */ ]
}
Ok, vou trabalhar nisso. Acho que posso colocar outras coisas úteis também. Tipo o número de mortes total, número de mortes excedentes, percentual de acréscimo.
Criei esse novo formato de data. Está assim: { "last_date": "2020-05-23T00:00:00", "updated_date": "2020-06-06T12:17:51.727993", "data": [] }
Coloquei em outra branch "new-data-format" por que não consegui arrumar o js pra pegar os dados nesse formato.
Aproveitei e criei duas colunas novas, excess e cum_excess que mostra o excesso de mortes no dia (2020 - 2019) e o valor acumulado disso. Dá pra fazer um outro gráfico disso dps.
Vou atulizar o JS no branch new-data-format
.
Acabei não usando o last_date
, pode tirar ele.
O dia com último dado é possível extrair dos dados, é a maior data disponível.
Talvez seja possível estimular a percepção do usuário mexendo no eixo x do gráfico. Considere experimentar colocar no eixo x somente janeiro e dezembro fixos e o dia com o último dado disponível.
Talvez também Colocar uma linha vertical tracejada na data de hoje pra indicar o lag dos dados.
De qualquer maneira, está no texto explicações do atraso dos cartórios.