rfsaldanha / microdatasus

Download de dados do DataSUS e pré-processamento no R.
https://rfsaldanha.github.io/microdatasus/
Other
221 stars 54 forks source link

Erro ao importar banco do SIH #118

Open ThainaSouzaRibeiro opened 1 month ago

ThainaSouzaRibeiro commented 1 month ago

Bom dia Rafael. Estou tentando importar o banco de internações para Acre de 2008 a 2023. Porém, aparece um erro quando chega no ano de 2009. Eu já consegui importar o mesmo banco como o mesmo comando, mas agora não consigo mais. Minha necessidade de importar novamente é por conta da variável MUNICP_MOV, que no meu banco anterior está com 1.2.3.4,. Usava o devtools E eu precisaria da mesma variável em 6 caracteres, como está atualmente. Instalei o "remotes", mas não consegui. Desde já, agradeço, seu pacote é incrível. image

rfsaldanha commented 1 month ago

Olá! Obrigado por avisar sobre o problema.

Sobre o pacote remotes, ele é necessário apenas para a instalação do pacote. Ele não precisa ser chamado após a instalação do microdatasus.

De fato, arquivos mais antigos do DataSUS tem codificações de campo diferentes dos arquivos mais atuais. Em versões anteriores do pacote, era possível juntar tudo pois o pacote convertia as codificações todas para texto. Infelizmente, isso criava outros problemas e por isso optei por retirar essa conversão automática.

Neste caso, o que recomendo é fazer o download dos arquivos em duas ou mais etapas. Por exemplo, baixe os dados de 2009 em uma linha (sih_acre_2009) e os outros anos em outroa linha (sih_acre_2010_2023) e junte esses data frames no R, ciente das modificações de formato necessárias.

Se precisar de alguma ajuda para fazer isso, me avise.

ThainaSouzaRibeiro commented 1 month ago

Oiii, bom dia Rafael. Muito obrigada pelo retorno. Eu até fiz isso, baixei o mês que era setembro que estavam com números de colunas diferentes. Então, tentei usar os comando bind_rows e rbind para juntar os bancos. E não consegui. Pois, alega número de colunas diferentes. Se puder me recomendar como fazer, agradeço muito.

Thainá Ribeiro.