Open lucasmarques73 opened 6 years ago
Lucas, provavelmente essa reposta será bem desanimadora, mas será a mais sincera possível. Vou elencar o que acho extremamente necessário para quem está começando com base em 15+ anos trabalhando com várias pessoas, equipes, empresas, projetos e etc.
Porque?
Tudo isso foi desenvolvido por pessoas que já têm bastante conhecimento. Eles contruiram pois já dominam a base e querem melhorar a agilidade no desenvolvimento.
Usando essas coisas, você aprenderá a usá-las, não construí-las.
Analogia: uma criança não aprende a fazer conta na calculadora, ela aprende no papel. Uma operação de cada vez, com bastante calma. Ela repete as mesmas operações várias vezes até partir para as próximas.
Repito: escolha apenas uma linguagem no começo do seu aprendizado. Agora não é hora de sair experimentando todas as linguagens.
Porque?
Porque você nem sabe se realmente irá gostar de programar. A escolha das linguagens virá lá na frente.
Aprender uma linguagem exige tempo e dedicação, aprender mais de uma exige mais ainda.
Seu foco agora não é a linguagem, é aprender a programar. Se você aprender a programar, pode programar em qualquer linguagem no futuro.
Qual linguagem eu começo?
Eu aprendi a base da programação com C
. Sim, existe uma linguagem chamada C
, mais conhecida como Ansi C
. Não confunda C
com C++
. Com essa linguagem, pude ter o contato direto com um compilador e entender exatamente como as coisas funcionam. Não existe nada pronto em C
, você precisará construir tudo, tornando a linguagem uma ótima opção para iniciantes.
Mas você pode escolher sua linguagem, desde que aprenda apenas com ela.
Algoritmos: entenda exatamente o que é isso. Por mais básico que pareça, muitos desenvolvedores não sabem o que é. Não é a toa que vemos códigos impossíveis de serem lidos.
Fluxogramas: antes de escrever seu código, você deveria saber estruturá-lo em um fluxograma. Infelizmente, é uma prática que sumiu do mercado e quem utiliza fica com vergonha. Com mais experiência, você passa a utilizar UML. São outros tipos de "desenhos" que deveriam ser feitos antes da construção de qualquer software.
Tipos de dados: cada linguagem de programação possui seus próprios tipos de dados. Você precisa conhecer todos eles e entender em quais situações cada um deles deve ser utilizado.
Variáveis: Entenda a diferença de uma variável e uma constante. Saiba quando e porque utilizar variáveis globais e quais riscos você corre quando as utiliza. Entenda o conceito de variáveis de escopo.
Operadores: Essa é uma das partes fundamentais da construção de um bom software. Existem operadores aritméticos, relacionais e lógicos. Cada um tem um propósito específico.
Estruturas de desvio e repetição: aprenda a usar if, if/else, elseif, for/break, while, switch/case.
Diretórios e Arquivos: aprenda a ler, criar, escrever, excluir, mover, alterar, etc. Faça muitos exercícios nesse tópico. Você irá utilizar praticamente todos os outros conhecimentos anteriores.
Esse era o lema de vida do maior lutador de artes marciais do mundo, Bruce Lee. Quando mais você repetir, mais perfeito você fará. Isso não é só para desenvolvedores, isso deveria ser o lema de vida de todas as pessoas que buscam a excelência no que fazem.
CONTINUA
@robertoachar que lista de dicas fantásticas e por sinal terá continuação, parabéns!
@robertoachar Dicas bem válidas.. Acredito que todos que começam deviam dar uma lida nelas.. As vezes a sede é tanta de trabalhar com o novo, ultra, mega, hiper framework do ano, que acabam esquecendo que por debaixo é tudo a linguagem de programação pura.
Esse é o principal motivo daquele cara que está há 02 anos tentando ser desenvolvedor e não consegue. Vai passar mais 02 anos e ele ainda não conseguiu.
Para correr, precisa saber andar. Para andar, precisa saber engatinhar.
Minha dica é baseada no título do guia do mochileiro das galáxias que é “ Não entre em pânico! “
Achei que eu estava me sentindo mais confortável para começar a estudar sobre Vuejs, depois de 4 meses estudando JS puro. Mas agora vou rever meu cronograma de estudos e deixar o Vuejs para o momento livre do cronograma, onde usava para pesquisa e etc. Esse feedback fez eu me dar conta que realmente preciso entender mais a fundo a base de JavaScript e questionar(pesquisar) muito mais o porque que as coisas acontecem. Espero a continuação 👏🏼 ✌🏻
Fala Roberto, beleza??
Gostaria que você desse dicas pra quem está iniciando a carreira como dev.
Obrigado.