Open josemotanet opened 10 years ago
Acho que é importante ver para que é que o site vai ser usado. Quem trabalha em Ruby em PT já há algum tempo actualiza-se através de blogs/screencasts/RubyWeekly e outros recursos afins. Por isso penso que só faz sentido termos blogposts se realmente formos nós a produzir os conteúdos.
"Que subcomunidades portuguesas existem? (Porto.rb, Coimbra.rb, Minho.rb, Ruby e Rails Lisboa, ...)" Tanto quanto sei só existem estas e estou a par pelo meetup.com, não sei se estão presentes através de outros canais. Penso que o site poderia ser um agregador do que vai acontecendo nestas várias subcomunidades. Pode ser que sirva inclusive para dinamizar um pouco mais o ecossistema.
Outro ponto que acho importante aqui referir são as empresas. As empresas por norma convém estarem um pouco mais afastadas do core destas comunidades ( embora possam haver excepções como gems/código open source que vão fazendo ) com o risco de se tornar canais de recrutamento mas por outro lado penso que tendo em conta a dimensão de Ruby em PT podem também ter um papel importante. Por ex. se uma empresa PT lança um produto em Ruby ( ou Rails ) faz sentido haver uma noticia no RubyPT para isso? ou por ex. Job Offers?
Concordo com o @jduarte - principalmente no facto de o site ter de ter um objectivo; é um agregador do que se passa em PT ou o objectivo é a divulgação do Ruby em PT? Ou outro ainda? Penso que são coisas diferentes, e que terão consequencias diferentes.
Já agora junto a sugestão de se agregar eventos não só em PT mas também a distância "viajável". ter um sítio onde agregamos malta para viajar para eventos também podia ser giro e dar direito a descontos se bem organizado :)
Por acaso acho que poderia fazer sentido dizer que empresas em Portugal trabalham mais a sério com ruby.
Digo isto, porque até a pouco tempo só conhecia a group buddies, mas até parece haver bastantes empresas a usar ruby.
Por onde poderíamos começar então? Seria interessante pegar por um ponto, fazê-lo bem e integrá-lo. Tenho andado a pensar num aspeto diferente para a página mas não faz sentido implementar nada sem ter algo por onde pegar.
Eu sugeriria começarmos por expor as subcomunidades, por exemplo.
Expôr as subcomunidades parece interessante (e já houve a integração do meetup do @locks, certo?)
Agora que as comunidades estão expostas, acho que seria interessante dar a conhecer que empresas trabalham em Ruby de forma a potenciá-las a contratar novos colaboradores. O que acham vocês?
Acho que sim, até porque contratar malta de ruby em pt é tão difícil que se não se divulgar e facilitar o processo na hora de escolha de novas tecnologias as empresas podem começar a afastar-se do ruby.
Conheço a Groupbuddies e a Shift-it BV lógico :) mas as outras não anotei.
Obrigada pelo teu trabalho :)
Estive a pensar no que o site poderia conter. Não julgo que a audiência seja propriamente novata na linguagem (pelo menos não por enquanto). Acho que seria importante considerar outro tipo de conteúdo. Por exemplo:
A partir daqui podemos ir construindo conteúdo significativo para a comunidade.