sosbrumadinho / brumadinho_location

Conjunto de ferramentas para ajudar no resgate e localização das vítimas atingidas pelo rompimento da barragem que ocorreu recentemente em Brumadinho/MG
MIT License
868 stars 129 forks source link

Satélites #72

Open EuFreela opened 5 years ago

EuFreela commented 5 years ago

suggestion

Segundo sta informação: https://www.cbsi.net.br/2019/01/programadores-aperfeicoam-algoritmo-para-localizar-vitimas-de-brumadinho.html

O dono deste git é Diego Oliveira, da BirminD. Esta empresa, segundo a descrição em seu site oficial é "A BirminD é um laboratório de otimização industrial, focada em trazer os conceitos mais avançados de Industrial Analytics, um dos pilares da indústria 4.0, de uma forma simples e na qual o usuário possa tomar decisões assertivas imediatamente". Ela foi convocada pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) junto a outras 150 empresas que prestam serviços.

Bom, teria como pedir para o governo liberar algum satélite em tempo real? A ideia seria utilizar os dados de navegação para identificação de qualquer coisa viva nos arredores por meio de processamento de imagens. Desta forma, varias pessoas poderia trabalhar no mesmo intuíto e liberar aplicações pilotos para sistemas embarcados a serem utilizados em drones podendo chegar a lugares remotos de difícil acesso pelas patrulhas e pelo corpo de bombeiro. Além disso, alguns satélites tem opções de infravermelho permitindo patrulhamento 24 horas. AJudaria bastante.

O problema é que, se alguém como eu (um zé zinguém) vai pedir isso alí, sem padrinhos, provavelmente não surtiria nenhum efeito. Mas uma empresa, como tal, e aina convocada pela ABDI, tem mais voz do que, teoricamente, todo mundo nesse projeto aqui.

As informações poderiam serem filtradas por vocês, por meio de uma RESTFULL controlada pela BIRMIND, isso garantiria não termos acesso privilegiado a alguns recursos do satélite. Agora temos um ministro da tecnologia ASTRONALTA com o mandato em vigor. Talvez algum da NASA rsrs, quebraria o galho.

VOu dar um exemplo de uso de satélites com aplicações python: a COOXUPÉ, em minas gerais, utiliza o memso recuro para previsão de sacas de café, clima, etc, por meio de um satélite (teoricamente publico). A previsão de sacas é com base na leitura das lavouras e processamento de imagem. O nome do recurso é SISMET. A ideia seria utilizar parte dessa ideia em identificação de volume de calor e movimento drante 24 horas de buscas incluindo aplicações para sistemas embarcados como drones para locais de difícil acesso auxiliando o corpo de bombeiros.

Liberem essa porra ai que damos um jeito.

dieegom commented 5 years ago

Também estamos com dificuldades de ter acesso a estas informações. Se conseguirmos algo pode ter certeza que compartilharemos aqui.

vaniaon commented 5 years ago

@EuFreela, não teria como implementar a solução utilizando dados artificiais? Depois de pronta, quem tiver acesso a esses dados poderia usar o serviço

Essa semana haverá uma reunião aqui na universidade com o intuito de formar uma rede de pesquisa em diversas áreas. Vou verificar se eles conseguem acesso a esses dados.

tgonzales commented 5 years ago

Tenho alguns contatos, vou ver se consigo algo

panisson commented 5 years ago

@EuFreela there's no way to have high resolution satellite imagery in real time. Providers such as DigitalGlobe can offer datasets with the so-called "image tiles" from satellites that, from time to time, take high resolution images from some areas. To give an example, in this site: http://search.landinfo.com/, you'll see that the last high resolution satellite tile from the Brumadinho area (50cm resolution) is from 19/01/2019, and the previous one is from 23/12/2018.

gabrielclimb commented 5 years ago

@panisson is right, the satellite is not stationary

Faelxld commented 5 years ago

Vou tentar conseguir algo, a NASA dispões de algumas API's abertas.

ghost commented 5 years ago

Olá pessoal. Estou indo à Brumadinho. Alguém pode me chamar para ver no que posso ajudar? Sou desenvolvedor e colaborador na ciência de dados e estou municiando algumas pessoas de informação (comunidade e alguns órgãos).