Open cadupereira-zup opened 3 months ago
eu trocaria os termos genericos , tipo atualmente, por grupos de controle. exemplo: baseado na dor mapeada no cliente x local y, grupo z , persona w, temos evidencias da dor ....
eu trocaria o item ter democratizado, para ter disponivel nos sistemas A, B , C, ou com capacidades de integracao com os servicos A, B C, ou seja ser mais especifico.
@edwardmonteiro fui mais específico de onde mapeamos a dor e já incluí no na descrição, mas no Objetivo ainda não temos quem será o piloto pois ainda estamos em conversas com alguns times. Para termos esse piloto acaba sendo um pouco complexo pois o produto do CIO6 precisa ser criado utilizando as jornadas de front/back para que seja possível também utilizar a jornada de dados.
@eduardohyodozup e @eduardocolombo sumário e objetivo da dor perfeitos! Vamos usa-la como exemplo.
@eduardohyodozup e @eduardocolombo sumário e objetivo da dor perfeitos! Vamos usa-la como exemplo.
merito do @eduardocolombo , parabens... agora vamos usar nos outros o padrao tb.
seria essa dor ? Aplicações novas e modernizadas não estão com dados disponíveis para processos analiticos, gerando retrabalho e dificultando o uso de dados e eventos gerados por essas novas aplicações
Existem 2 dores mapeadas @edwardmonteiro, uma para pessoa desenvolvedora de quem não é comum para ela democratizar o dado e acaba esquecendo, deixando pra depois e no final acaba não fazendo por priorizar outras coisas. A outra dor é da pessoa que precisa consumir esse dados, sempre que uma feature é disponibilizada e o time de negócio impactado precisa usar o dado, eles tem que correr atrás para pedir esse dados.
The Pain
Falta de dados analíticos de novas aplicações criadas
Summary
Atualmente na estrutura do CIO6, existem 63609 tabelas mas somente 529 estão democratizadas, pois as pessoas desenvolvedoras que criam novas aplicações estão focadas principalmente no desenvolvimento de funcionalidades de negócio e na geração de valor para o cliente final. No entanto, a democratização dos dados gerados por essas aplicações não é uma prática natural para essas pessoas. Muitas vezes, a disponibilização dos dados é esquecida ou postergada, o que resulta em vários efeitos negativos para a organização.
Os times de negócio, que dependem desses dados centralizados para tomar decisões informadas, frequentemente enfrentam dificuldades devido à indisponibilidade ou atraso na obtenção dos dados necessários. Isso não só atrasa o processo de tomada de decisão, mas também pode levar a decisões subótimas, impactando negativamente a eficiência e a competitividade da organização.
Goal
Ter democratizado 100% dos dados de negócio que forem gerados a partir das aplicações transacionais assíncronas com armazenamento em bancos de dados Relacionais criadas utilizando a Jornada completa de Dados.
Possible Features
Metrics
Lead Time: Tempo médio entre a geração dos dados e sua disponibilização para os usuários finais.
Frequency
Média: Ocorre apenas quando novas aplicações precisam ser criadas, o que depende diretamente do estágio do produto/projeto em questão.
Coverage
Alta: Ocorre com todas as pessoas desenvolvedoras que precisam criar novas aplicações.