thiagodnf / uecetex2

Trabalhos Acadêmicos em Latex usando abnTeX2 para Universidade Estadual do Ceará - UECE
http://thiagodnf.github.io/uecetex2
80 stars 26 forks source link

Figura em um lugar fixo. #4

Closed diegommarino closed 7 years ago

diegommarino commented 7 years ago

Bom dia,

Como seria possível inserir uma figura no exato local que ela é colocada. Cheguei em uma parte de meu trabalho que insiro a figura, mas ela só aparece alguns parágrafos abaixo.

No meu caso a primeira figura já fica deslocada.

Aqui está o código que estou usando.

\chapter{REVISÃO BIBLIOGRÁFICA}
\label{cap:revisao-bibliografica}

Os procedimentos metodológicos adotados nesta pesquisa visaram a um entendimento de como montar um ambiente de IoT utilizando uma plataforma de integração e comunicação pronta. Neste caso foi escolhida a Amazon AWS IoT. Para isso foi necessário colher informações em diversas documentações, artigos e fóruns sobre qual hardware, bibliotecas e plataformas seriam adequados para a montagem do ambiente.

\section{Levantamento e análise da bibliografia pertinente à área de estudo}
\label{sec:levantamento}

Elaborou-se uma revisão dos trabalhos desenvolvidos sobre o tema ou áreas similares a deste trabalho, como pesquisas e estudos de casos de ambientes IoT desenvolvidos para tornar a irrigação de jardins autônoma. Também foram pesquisados estudos de casos que envolvessem a análise de plataformas de software para IoT, tendo como principal foco a plataforma Amazon AWS IoT.

Os principais trabalhos utilizados como referência para este estudo foram o artigo de Pooja Baraskar, que ensina como fazer um Smart Watch com auxílio da plataforma AWS IoT, e o artigo de Rupali B. Mahale, que fez um estudo de caso de uma rede de sensores para monitoramento e climatização autônoma para criação de aves na Índia.

\section{Escolha de componentes de hardware}
\label{sec:escolha-hardware}

A ideia do projeto foi criar um sistema eficiente e com um bom custo benefício. Para a prototipagem do sistema foram pesquisadas diversas plataformas de prototipagem eletrônica de hardware e módulos que possuíssem vasta documentação e comunidade, além de preço acessível para facilitar qualquer pesquisador conseguir reproduzir os resultados deste trabalho. Segue abaixo um diagrama de blocos da arquitetura do sistema para melhor entendimento do papel de cada componente.

    \begin{figure}[h!]
        \centering
        \Caption{\label{fig:arquitetura-jiiot} Arquitetura JIIOT.}
        \UECEfig{}{
            \fbox{\includegraphics[width=12cm]{figuras/diagrama_blocos_jiiot}}
        }{
            \Fonte{Elaborado pelo autor}
        }
    \end{figure}

\subsection{Core}
\label{sec:core}

Neste estudo optou-se por utilizar como gerenciador de sensores e atuadores para a aplicação a plataforma NODEMCU (figura 4), para adquirir os dados de umidade de solo e acionamento de motor de irrigação. Esse componente foi escolhido por conter um módulo WiFi integrado, facilitando sua realocação no espaço onde vai ser utilizado e por possuir um pino de leitura analógica, sendo possível realizar a leitura dos valores de um sensor de umidade de solo.

    \begin{figure}[h!]
        \centering
        \Caption{\label{fig:nodemcu} NODEMCU.}
        \UECEfig{}{
            \fbox{\includegraphics[width=8cm]{figuras/nodemcu}}
        }{
            \Fonte{Google Imagens}
        }
    \end{figure}

O Raspberry Pi 3 modelo B (figura 5) foi escolhido devido a ser um dos hardwares listados na documentação da plataforma AWS IoT que suporta integração com o serviço. Outro motivo foi o fato de essa plataforma já possuir um sistema operacional Debian compilado para ele, facilitando o trabalho de transformar o Raspberry Pi em um broker MQTT e do desenvolvimento de scripts utilizando a linguagem Javascript.

    \begin{figure}[h!]
        \centering
        \Caption{\label{fig:raspberry-pi} Raspberry Pi 3 B.}
        \UECEfig{}{
            \fbox{\includegraphics[width=8cm]{figuras/RASP_03_01_placa}}
        }{
            \Fonte{Google Imagens}
        }
    \end{figure}

\subsection{Módulos e sensores}
\label{sec:modulos-sensores}

Para adquirir o estado de umidade do solo foi utilizado um sensor de umidade de solo genérico (figura 6). A medição da umidade é feita utilizando uma resistência que diminui de acordo com a quantidade de água adicionada ao solo, fazendo com que o valor de saída do componente diminua, no caso do sensor utilizado, à medida que a umidade aumenta.

    \begin{figure}[h!]
        \centering
        \Caption{\label{fig:sensor} Sensor de umidade de solo.}
        \UECEfig{}{
            \fbox{\includegraphics[width=8cm]{figuras/sensor_de_umidade_2}}
        }{
            \Fonte{Google Imagens}
        }
    \end{figure}

Para o acionamento da bomba d’água foi utilizado um módulo de relés (figura 7) e uma bomba mini d’água submersa (figura 8) da empresa LITWIN, que possui regulagem de vazão que varia de 30 até a vazão máxima de 165l/h, que foi o suficiente para o cenário experimental deste trabalho.

    \begin{figure}[h!]
        \centering
        \Caption{\label{fig:modulo-rele} Modulo 2 relay.}
        \UECEfig{}{
            \fbox{\includegraphics[width=8cm]{figuras/module_rele}}
        }{
            \Fonte{Google Imagens}
        }
    \end{figure}

    \begin{figure}[h!]
        \centering
        \Caption{\label{fig:bomba} Mini bomba submersa LITWIN.}
        \UECEfig{}{
            \fbox{\includegraphics[width=8cm]{figuras/bomba-submersa-litwin}}
        }{
            \Fonte{Google Imagens}
        }
    \end{figure}

\section{Escolha de plataforma de integração online}
\label{sec:plataforma-integracao-online}

Antes de selecionar a plataforma escolhida (Amazon AWS IoT) foram pesquisadas algumas outras disponíveis no mercado, como ThingWorx e Temboo, mas a possibilidade de integração da plataforma AWS IoT com os outros serviços pertencentes à Amazon (envio de mensagens SMS, banco de dados, processamento e análise de dados) tornou o serviço da Amazon o candidato mais interessante para este trabalho.

Além da integração entre todos os serviços, a AWS da Amazon proporcionou a plataforma IoT gratuita para pequenos projetos, tornando ainda mais simples começar a utilizar a ferramenta. Para a utilização da plataforma ThingWorx de forma gratuita, era necessário um professor de uma Universidade realizar o cadastro de estudo da ferramenta e adicionar o aluno no projeto, possuindo ainda algum tempo até o cadastro ser aprovado. Devido ao processo burocrático para utilizar a ferramenta, a mesma foi deixada de lado.

\section{Protocolo de comunicação interplataforma - MQTT}
\label{sec:protocolo-mqtt}

Para este trabalho, o protocolo de comunicação escolhido foi um próprio para conectividade em um ambiente de Internet das Coisas, o MQTT (Message Queuing Telemetry Transport). O MQTT é um protocolo com a vantagem de ser extremamente leve e estar se tornando um dos protocolos mais utilizados para comunicação entre plataformas e dispositivos, além de, desde 2014, ter se tornado um padrão da OASIS (Advancing Open Standards for the Information Society). Como exemplo de empresas que já o utilizam, destacam-se a Temboo, Fiorano e Amazon, que foi a plataforma utilizada neste trabalho.

\section{Bibliotecas e configurações de COREs}
\label{sec:bibliotecas}

Para realizar toda a comunicação entre as plataformas embarcadas e a plataforma online, foram utilizadas algumas bibliotecas para facilitar a integração entre os componentes, principalmente na parte de comunicação MQTT.

\subsection{NODEMCU}
\label{sec:nodemcu}

Foi necessário utilizar a biblioteca WiFiEsp para tornar possível o acesso à rede para comunicação e troca de mensagens via WiFi.

A biblioteca PubSubClient foi utilizada para ser possível realizar a comunicação entre as plataformas NODEMCU e Raspberry Pi, utilizando o protocolo MQTT, padronizando assim a comunicação do projeto.

\subsection{Raspberry Pi}
\label{sec:raspberry-pi}

Para facilidade de configurações e melhor integração com as ferramentas utilizadas no projeto, foi utilizado o sistema operacional Raspbian, que é uma versão personalizada do SO Debian compilada para Raspberry Pi.

Para a comunicação com a plataforma Amazon AWS IoT, foi necessário primeiro instalar o interpretador de código Javascript, o NodeJS, para em seguida serem instaladas as bibliotecas que possibilitam a comunicação com a plataforma AWS IoT, a aws-iot-device-sdk, e a biblioteca para utilizar o protocolo de comunicação MQTT, mqtt.

Foram utilizadas também as bibliotecas pg, para armazenar dados localmente no banco de dados PostgreSQL, node-dweetio, para enviar dados para o Dweet.io e monitorar a umidade de solo, plotly, para gerar o gráfico com os dados armazenados durante o tempo de funcionamento do sistema.

\section{Elementos do Jardim}
\label{sec:elementos-jardim}

Para a montagem do ambiente do jardim foram utilizadas mudas de cebolinha, tomate cereja e coentro plantadas em copos de plástico de 700 ml e garrafas de leite cortadas, atingindo o volume de 700 ml (figura 9). As mudas pertencem ao autor deste trabalho e antes da automatização do jardim eram irrigadas manualmente com um regador até o ponto considerado ideal para crescerem. Todas sempre foram irrigadas com a mesma quantidade de água e obtiveram um crescimento regular e saudável.

    \begin{figure}[h!]
        \centering
        \Caption{\label{fig:elementos-jardim} Coentro.}
        \UECEfig{}{
            \fbox{\includegraphics[width=16cm]{figuras/camera/salsa}}
        }{
            \Fonte{Elaborado pelo autor}
        }
    \end{figure}
thiagodnf commented 7 years ago

Olá Diego,

Se não me engano o próprio latex posiciona as imagens para você e dentre várias coisas que ele leva em consideração, uma é o tamanho da figura.

Tente alterar o tamanho da imagem e ver se isso resolve o seu problema. Além disso, existe alguns comandos que você pode colocar como "t" ou "b"

Veja o link https://pt.sharelatex.com/learn/Positioning_images_and_tables

diegommarino commented 7 years ago

Muito obrigado pela resposta rápida. Eu não consegui utilizando as opções padrões, então eu fiz o seguinte.

Já que eu não uso quadros em meu trabalho não sei que impacto isso teria em trabalhos que os utilizam.