Open woliveiras opened 6 years ago
A minha maior dificuldade é em escrever bons códigos. É difícil você ter uma régua para medir a qualidade de código e da arquitetura dos projetos. Você aprende a escrever código para si, e quando tem que trabalhar com outras pessoas, aparece um leque de assuntos: TDD, DDD, SOLID, estilos de arquitetura… Eu me perco um pouco na questão do que é usado no mercado e que realmente é bom, e deve ser aprendido.
Eu na verdade tenho dificuldade em focar no estudo. Eu me distraio com facilidade, e já testei diferentes técnicas pra tentar me concentrar. Algumas funcionam bem, mas nenhuma 100%...
Tenho o mesmo problema que o @GuimaraesJean .
Além disso, tenho problema em focar somente em uma linguagem. Como ainda estou estudando para entrar no mercado, fico meio perdido diante de tantas tecnologias. Hoje estou focado em JS e Python, porém já estudei C# e Java.
No meu caso acho que são as novas features, tecnologias ou tendências, pois as informações demoram para chegar no Brasil (pelo menos para mim), por exemplo o Kotlin, quando era novidade apanhei um pouco para aprender, pois a doc era todas em inglês e não havia muito conteúdo (livro, curso, posts, artigos, etc...), depois que saiu o curso na Alura, ai foi tranquilo, aprimorei o que já sabia e aprendi muito mais..
Meu maior problema é a procrastinação, sempre demoro a pegar nos estudos e quando pego não posso parar por um espaço de tempo longo pois fica mais difícil para que eu volte a rotina de estudos.
Como segundo problema eu colocaria a indecisão, como eu que não tenho experiência em mercado (na área de programação) e estou apenas estudando o básico para poder entrar nessa área, me perdi muito no começo tentando decidi o que estudar, qual área focar e qual linguagem. Pedindo por conselhos sempre recebi para escolher apenas uma única linguagem e focar na base esquecer frameworks e modinhas que surgem a cada dia, porém, é realmente difícil você esquecer quando todos os dias você se depara com artigos, posts, podcasts e etc falando sobre o assunto, a vontade de pular da base e ir direto para o framework é imensa, ainda mais em alguns casos onde se é possível saber usar uma lib/frame sem conhecer profundamente a linguagem (e sabemos que existem profissionais assim no mercado).
Coloco como um problema externo a falta de organização de empresas que divulgam vagas pedindo programador nível deus para uma vaga junior, para a galera que está estudando e olha as vagas para ver o que ele deve aprender (o que as empresas estão precisando) isso é extremamente frustrante, por mais que tenham devs mais experientes que nos digam para fugir de vagas desse tipo, essa realidade nem sempre é possível dependendo de onde a pessoa mora.
Como último caso coloco terminal como problema, eu pelo menos sou péssimo com linhas de comando, ainda não vi git a fundo por conta do medo.
@pjulioss , na questão das tecnologias a serem estudadas, eu fiz o seguinte, pois entrei recentemente em uma empresa que utiliza tecnologias relativamente avançadas pelo menos para mim, que acabei de entrar na área.
Aqui, utilizamos Angular, NodeJS, MongoDB (principalmente) e outras esporadicamente. Eu sempre divido meu tempo, quando vou estudar, em metade do tempo pra linguagem base, e metade para o framework. Ou seja, estudo JavaScript, a sintaxe, desenvolvo algo simples na linguagem Vanilla, e depois aplico o que consigo num projetinho dentro do Framework.
Percebi uma melhora notável no meu rendimento no serviço dessa forma, porque entender a linguagem me fez entender códigos mais complexos de outros programadores, e implementar novas funcionalidades de forma correta.
Sobre as vagas, dividindo desta forma o estudo, foi assim que consegui comprovar o conhecimento em tantos quesitos. Sabendo o básico de cada um. Lembrando que esta era uma vaga que não exigia tanto conhecimento.
Acho que eu tenho um grande problema com HTML & CSS, sou desenvolvedor Android a 2 anos e uns quebrados porém eu não consigo "codar" em HTML & CSS é uma coisa que não faz sentido pra mim, a estruturação do conteúdo, sinto um pouco de falta de verbosidade nas tags html, provável que a minha falta de conhecimento agregue muito a isso.
@pjulioss quanto ao git fique despreocupado, comece aprender logo. Tem pouco tempo que peguei pra aprender, realmente não é difícil, o básico eu ja sei, da pra manter uma versão salva rs... Confesso que apanho em algumas áreas e minha memória não é tão boa (essa é minha dificuldade, memorizar). Mas com a prática chegaremos no topo. Um abraço!
Até hoje meu maior problema pode se dizer que foi comunicação, mais precisamente com o cliente. Entender bem a necessidade do cliente, ter paciência com eles, saber dizer "não" as vezes, aprender a contorna-lo quando ele começar a querer resolver um problema com outro problema... o jogo de cintura, lábia ou arte das ruas kkk
Meu maior problema é a lógica estruturada. Sempre acho que meus códigos são horríveis e mal estruturados! Acredito que isso se dá porque não comecei aprendendo isso, me meti logo a aprender JS. Hahahaha Se alguém tiver dicas, estou aceitando! :heart:
@luizbills, tem um livro que pode ajudar nessa empreitada ai, cara!
@jamilelima nosso código, no começo, nunca alcança a maestria de pessoas mais experiêntes. É normal. Não precisa se cobrar tanto por um código "bonito" no começo.
Quando a gente procura muita perfeição em um código ou até em um projeto, a gente nunca tira ele do papel.
Aprendi isso do pior jeito que foi demorando pra entregar tarefas e nunca começando meus projetos paralelos e isso ia me frustrando demais.
Se o problema for a lógica, então a maneira de melhorar é praticando bastante. Nesse artigo eu coloquei as três plataformas que eu curto pra exercitar, que são o http://exercism.io, https://www.hackerrank.com e https://www.codewars.com.
Nas três plataformas temos exercícios de várias linguagens.
Mas, se o problema for montar a arquitetura das suas aplicações (pensei em arquiterura porque você falou que seus códigos são mal estruturados), uma maneira legal é analisar código de outras pessoas no GitHub.
Se você der uma pesquisada por projetos que fazem o mesmo que você procura fazer (front ou back), da pra ter noção de como criar seus modulos, suas classes, funções, etc.
Um livro que me ajudou a pensar melhor sobre código foi o Clean Code.
@GuimaraesJean, @Morette essa falta de foco nos estudos é extremamente normal... A gente tem um monte de coisa que é "mais prazeroso" pro cérebro do que estudar, como comer um doce, ver uma Netflix ou passar horas no Twitter vendo briga de outros Dev(as).
IHAHIAHIHIA
Algo que me ajuda muito a focar é a técnica de Pomodoro.
Este vídeo pode ajudar a entender e colocar em prática.
Eu também assumi o compromisso de parar de usar o celular com certa frequência e isso me ajudou a ser mais produtivo. Começou a sobrar mais tempo pra mim e, nos ultimos meses, eu li 3 livros por mês!!!
@Morette, sobre não saber qual linguagem escolher, talvez meu artigo sobre plano de carreira te ajude a escolher uma e focar nela.
Da uma olhada: Criando nosso plano de carreira e assumindo o controle do nosso futuro profissional
Infraestrutura. Essa parte de redes é bem complicada para mim, nunca gostei também. Mas agora com esse lance de devops preciso aprender mais e me arrependi de não ter levado essa área a sério na época da faculdade.
tem um livro que pode ajudar nessa empreitada ai, cara!
@woliveiras conheço esse livro. Aliás foi um dos primeiros livros que li na vida kkk Ajudou muito fora e dentro do meio profissional.
Aquilo que eu citei foi um dos desafios que encontrei na carreira, hoje está menos pior já :D
Aproveitando a issue, Como fazer para começar a iniciar projetos pessoais ou sistemas para um portfólio?. Eu tenho alguma dificuldade para juntar tudo que aprendi "solto" de uma linguagem e fazer projeto. As vezes penso, como vou fazer um projeto que tenha, estoque, caixa, financeiro e etc, se eu não conheço como funciona um financeiro, um caixa e etc. Como conseguir aprender essas "regras de negócios?"
Isso é uma boa questão para outra issue, @dyhalmeida!
Bora abrir pra gente conversar numa thread separada?
@woliveiras show, abri uma issue.
Minha maior dificuldade é com lógica de programação e algoritmo, até hoje não conheci um curso que fosse didático o suficiente ou que ensinasse de forma lúdica que é a forma com que eu mais aprendo. Os livros, sites utilizam metodologias antigas, fazendo logo nos primeiros exercícios coisas como Sequência de Fibonacci e etc. No dia em que surgir um cara que ensine de uma forma diferente, esse com certeza vai ter todos os alunos do planeta. É preciso reavaliar urgentemente o método de ensino.
É preciso reavaliar urgentemente o método de ensino.
Geral!
@ricardomirannda, você já viu os cursos do Gustavo Guanabara ou do Massanori?
Lógica com o Gustavo Guanabara
https://www.youtube.com/watch?v=8mei6uVttho&list=PLHz_AreHm4dmSj0MHol_aoNYCSGFqvfXV
Python para zumbis, do Massanori, da para aprender lógica com este curso.
https://www.youtube.com/watch?v=6La690qlH5w&list=PLUukMN0DTKCtbzhbYe2jdF4cr8MOWClXc
@woliveiras, estou utilizando a Pomodoro a algum tempo, fez muita diferença! Também passei a me organizar seguindo as dicas de um outro artigo seu.
Recomendo a todos!
:raised_hands:
Que bom que o artigo ajudou, @GuimaraesJean!
Olá, pessoal!
Estou coletando alguns dados para movimentar algumas iniciativas na comunidade e gostaria de saber: O que vocês mais sentem dificuldade em aprender?
Seria lógica de programação estruturada, paradigmas de programação (OOP, Funcional, etc), seria infraestrutura, bancos de dados, sistemas operacionais (Linux da vida).
Comentem aqui o que mais estão travando ao estudar para se tornar dev. :grin: :grin: :grin: