Open crisgon opened 6 years ago
@crisgon tenho assistido o telecurso de inglês. como o meu tempo livre é curto não rola ficar assistindo videos com legenda em inglês e procurando o significado das palavras que não conheço no google, ao invés disso tento aplicar o inglês no meu dia a dia de programador através da tradução de posts, leitura de documentações, internacionalização de interfaces, etc.
Também estou querendo melhorar meu inglês e estou com a mesma dúvida. Eu vi umas dicas que gostei no podcast do Hipsters (Poliglotas, Aprendizado de Línguas e Tecnologia – Hipsters #88. Uma das dicas seria criar uma mini meta de aprender três palavras por dia e criar uma frase pra cada palavra, parece pouco, mas com o tempo você aprende bastante, além de gastar pouquissimo tempo, nem 15 minutos.
boa @Predoff! se pegar as 100 palavras mais comuns em inglês e estudar 3 por dia vai demorar só 1 mês e pouco pra estudar tudo! :astonished: #LifeHack
Boa pergunta, meus estudos foram bem intensos esse ultimo ano mas agora estou suave e uma dica que eu dou como um futuro poliglota que quero me tornar, pois sou apaixonado pelo estudo de linguas e alguns poliglotas brasileiros são incriveis e passam dicas incriveis! a dica e: não pense como um fardo "estudar" inglês ou qualquer outro idioma, simplesmente fique exposto a ele, que naturalmente você vai absorver as estruturas! o nosso cérebro naturalmente e preparado para isso.
em fim , minha rotina(quando estava na intensiva):
obs: isso e o básico kkk se for escrever detalhadamente vai da um artigo de várias partes kk
hoje em dia: Manhã: Duolingo + Anki 1hr podcast(inglês)
Tarde: 1h Audiobook(inglês) noticias,sites só acesso inglês(para melhorar vocabulário)
noite: 1 episodio de algum seriado(inglês) Aulas de um curso de front-end em inglês.
e durante a semana, tento falar com nativos , via italk,wespeak,whatsapp,skype,grupos de inglês etc...
novamente: apenas fique exposto ao idioma, não deixe ser algo irritante ou cansativo , aos poucos seu cérebro vai aprender, drop by drop ... every single day a litte bit... e ao final de 1 ano você aprendeu pra cacete e já e fluente ! pode não falar perfeito mas tenho certeza que vai entender e se comunicar , mas não pode sentir vergonha, uma questão no aprendizado do inglês aqui e a alta pressão de outros brasileiros e os julgamentos , pois se não falar "certinho" você e burro , e isso faz com que a pessoa que está aprendendo fique com medo de abrir a boca, lá fora não vemos isso como aqui , ainda e um tabu gigante aprende inglês no brasil.
mitos:
@EduD legal. quanto tempo você ficou na rotina intensiva? qual é o seu nivel de fluência hoje em dia? teria como compartilhar com a gente seus dados do anki?
quanto tempo você ficou na rotina intensiva? cerca de 8~9 meses. Antes disso tentei estudar , mas não sabia aprender um idioma, então já viu ne? anos e anos sem sair do lugar.
qual é o seu nivel de fluência hoje em dia? Sinceramente não tento me limitar a estipular meu nivel kk , pois dependendo do local/instituição/pessoa o seu "nivel" pode variar , mas eu compreendo bem e leio bem , me expresso razoavelmente as vezes confundo o som da palavra(maldito th) e escrevo razoavelmente também , já fui taxado de avançado,intermediario etc.. o nivel varia do local mesmo.
teria como compartilhar com a gente seus dados do anki? agora não tenho como ver, mas eu acho que estou com 5mil cards.
a base do meu aprendizado foi o metodo do "mairo vergara" , na verdade ele que deixou famoso aqui no Brasil esse tipo de estudo penso eu, mas isso já e antigo em outros paises , o livro gratuito dele explica bem o metodo.
nesse tempo , com todo tipo de papo incrivel que já tive por ai(como o poliglota Higor Pereira) vi que o principal caminho e saber que vai errar e gostar de aprender com os erros, a gente não e nativo do inglês ne? temos que nos orgulhar do que sabemos, brasileiro adora humilhar o outro por saber "menos inglês" do que ele, isso e horrivel.
basicamente, "virei criança" e fui aprendendo o idioma sem medo de errar e somente deixei ir na onda... pura exposição, NUNCA li um livro de gramatica , mas sei aplicar ela, assim como nós nunca precisamos aprender muita gramatica para falar português razoavelmente correto ne? kk
da uma olhada nesse americano falando português: https://www.youtube.com/watch?v=lF1GlRK9G7Q , ele simplesmente ficou exposto ao nosso idioma.
@EduD legal, vlw. seguindo tua dica comecei pelo básico no Duolingo e pelas 100 palavras mais comuns no mytinytodo, daqui a 1 mês deixo meu feedback.
@aicoutos , isso ai ! o improtante e todo dia ver um pouco de inglês e aumentando com o tempo , mas nada de assuntos chatos ou "gramatica" que eu acho que ninguem gosta né! quando eu comecei minha rotina basicamente era:
isso e o que eu me lembro por agora, penso em quem sabe fazer um artigo ajudando os iniciantes que estão perdidos no monte de curso que jogam na cara para ganhar dinheiro , mas na verdade você não precisa gastar 1 real para aprender inglês.
Ótima pergunta @crisgon. Estava com isso em mente esses dias. A contribuição do pessoal ajuda a melhorar e conhecer uma variedade de metodologias
@aicoutos seria bom alguma forma de ir compartilhando as frases que criar com essas 100 palavras :smile:
@crisgon tava pensando em fazer isso no final daqui a 1 mês mas posso dar um jeito de ir publicando a partir de amanhã de noite no meu blog, pode ser?
Claro!! Vi o Afonso Pacifer com uma parada massa, ele tava documentando o que aprendia/estudava de inglês. Eu faço isso com os estudos sobre programação, mas deve ser uma boa tentar fazer isso pra linguagem.
@crisgon essas escrevi ontem e hoje, amanhã exporto pra csv para ir atualizando no blog.
Disponibilizar isso no ankidroid seria uma boa também @aicoutos
Eu pessoalmente não gosto de criar uma rotina, mas tiro um tempinho para praticar. Uso:
@adrianoavelino achei a interface do anki pouco prática, tô usando o myTinyTodo.
@crisgon aqui está o csv atualizado.
Organizo todo material no Evernote, separando conteúdo em Speaking/Listening/Grammar/Vocabulary/Culture. Separei os conteúdos a partir desses sites de acordo com meu nível:
Ter um livro de gramática ajudar mas eu uso como 10% do aprendizado. o importante é entender qual contexto se aplica aquela regra e aplicar escrevendo, lendo e falando. (90%) Eu já cometi o erro de focar no livro de gramática e não foi útil.
Algumas aplicativos que uso.
Pronúncia:
Desafio: [100 days of language] (http://lovelybluepanda.tumblr.com/post/166954751010/100-days-challenge-for-langblrs)
Aplicativos
Acho importante anotar o que aprende, para avaliar seu desempenho e fazer revisões regularmente. E fiz a limpa no feed do youtube, focando no inglês.
tô gostando muito do Duolingo, quem quiser me add https://www.duolingo.com/aicoutos
@estergomes ótimas dicas. muito maneiro o Forvo, tem até de outras linguas. uso bastante o Feedly e agora tõ usando o Duolingo, fiquei meio perdido na interface web do Memrise e do Stumbleupon.
Recentemente o que tem funcionado muito pra mim foi ler textos com audios em inglês. Aprendi isso no canal do youtube do Mairo Vergara (não fiz o curso dele e nem li o livro só pelo canal no youtube mesmo). Com alguns meses comecei a conseguir entender videos em inglês com legenda em inglês e as vezes sem legenda.
Hoje minha rotina está assim:
Todos os dias eu separo um texto neste link pra estudar. Leio e escuto 3 vezes pela manhã (normalmente o áudio tem só um minuto), 3 vezes antes de parar para o almoço, 3 vezes voltando do almoço e 3 vezes no final do dia.
Todo dia no meu horário de almoço eu assisto um capítulo de Friends em inglês e com a legenda em inglês (gosto bastante da série e já assisti todos com a legenda em português).
No sábado eu faço 15 minutos de aula no Cambly. Peguei o pacote mais barato que achei pra ver se eu ia me dar bem com a ferramenta e se eu iria conseguir manter uma comunicação com os professores, já que a maioria não fala português.
Meus próximos passos:
Terminando os textos daquela lista pretendo usar os do site do Mairo Vergara, os da lista acima são bem simples, os do site do Mairo é inglês do dia-a-dia.
A partir da sexta temporada de Friends eu espero conseguir tirar a legenda :)
Minha experiência com o Cambly tem sensacional e pretendo aumentar gradativamente o tempo até chegar a fazer meia hora de aula, 5 dias por semana. Até lá imagino que já terei um vocabulário bem maior.
Além disso, pretendo a voltar a usar o Duolingo porque acho muito legal pra treinar algumas regras gramaticais (já zerei no inglês mas parei) e também pretendo usar o Anki.
Consegui com facilidade criar as 300 frases (3 para cada palavras) com a ajuda do Google Translator e do Linguee. Não me aprofundei muito na gramática mas foi ótimo usar essas duas ferramentas e anotar a classe gramatical de algumas palavras. O arquivo csv com as minhas 100 frases está aqui.
A maior parte das questões são de multipla escolha ou possuem uma interface com dicionário embutido e suporte a digitação com o mouse. Outro ponto positivo é o ranking que permite comparar o XP do usuário com o de outros usuários. Recomendo.
Estou nessa também amigos! Vocês ainda tem depoimentos? Me acho menos que os outros por não aprender inglês mas to trabalhando nisso, com o passar do tempo (5 anos nível intermediario) fui ficando mal por não avançar mais
Recentemente tenho visto o pessoal compartilhando muito sobre rotina e talz. Queria saber como é a rotina de vocês em relação ao inglês? Como organizam o estudo durante o dia? Tenho um grande problema em não conseguir gerenciar meus estudos com o inglês e no fim do dia estudei programação e nada de inglês.