Open AlexGalhardo opened 6 years ago
Imaginar que a universidade vá acabar daqui a alguns anos é meio utópico, mano...
Pouquíssimas pessoas estudam sozinhas, tem motivação para aprender de casa ou mesmo a segurança pra pegar qualquer livro e achar que só aquilo basta pra encarar uma vaga de emprego.
Fora essas questões bem pessoais, o mercado de trabalho não possui um bom sistema para avaliar candidatos a uma oportunidade de emprego e por isso usam o filtro da faculdade (e acredito que nunca irá possuir devido ao tempo em que isso é debatido e nada mudou).
Meu grande sonho é uma sociedade que sabe aprender sozinha, na base da experimentação e pesquisa, que exercita sua criatividade e que compartilha seu conhecimento de maneira gratuita para que outras pessoas tenham acesso a uma boa educação de fato, mas isso também é utópico.
Eu indicaria uma faculdade para os meus netos?
Depende... Aqui em SP não precisamos de faculdade para arrumar um emprego, mas em cidades do lado (Grande ABC Paulista) nenhuma empresa de tecnologia quis me dar oportunidade como programador sem a faculdade.
Continuo sem finalizar minha faculdade, mas, infelizmente, o mercado vai cobrar uma hora, seja em uma oportunidade de trabalho bem legal ou para um trabalho no exterior.
Dos assuntos que você comentou no seu relato, grande parte é matéria importante para cientistas, não para programadores que trabalham em e-commerces (grande parte das vagas no Brasil) e é por isso que "dói" tanto perder tempo estudando essas matérias: porque no fim das contas não usamos pra nada a não ser pra discutir de maneira que pareçamos mais inteligentes. 😂 😂 😂
Se meus netos viverem em uma sociedade totalmente diferente da nossa (o que acho bem difícil visto que o sistema universitário dá muito dinheiro e não vai diminuir seus esforços pra continuar fazendo diferença no currículo das pessoas), eu indicarei só algo desse tipo, se eles quiserem trabalhar com computação: https://teachyourselfcs.com/
Aqui temos um pouco mais da minha opinião sobre faculdades: Comecei a faculdade de Informática, e agora José?
E aqui como eu gostaria que as pessoas se enxergassem: Por que você desistiu de ser cientista?
E aqui também: Assumindo o papel de protagonista em nossa aprendizagem
A um tempo atrás tive a oportunidade de ver uma palestra a respeito na Campus Party, acredito que tenha sido em São Paulo, o nome do projeto era https://www.uncollege.org/, onde cada um poderia montar sua grade curricular e trilhar.
Tem até um filme assim https://www.youtube.com/watch?v=5nrCh2we0Gw
Eu recomendaria faculdade para meus netos sim!
Sou formado em Engenharia da Computação, porém como desenvolvedor Web hoje, a faculdade não me agregou muito tecnicamente. Acredito que a grande vantagem da faculdade é o network que criamos, a base que ela nos da de basicamente todos os assuntos envolvendo a nossa área, assim como ajudar na hora de conseguir um trabalho fora por exemplo, pois serve como "comprovante" que você tem uma base de conhecimento. Porém, realmente é algo que toma bastante tempo nosso, mas acho que vale a pena. Acredito não somente as graduações envolvendo tecnologia serem assim, mas praticamente todas. Por acaso quando tu esta doente, confia mais em buscar um clínico geral que tem somente a graduação ou alguém mais especializado? haha Crescemos achando que a faculdade vai ser o que vai nos moldar ótimos profissionais, mas a real é que ela demonstra os caminhos a seguir dentro da nossa área, o que é um pouco difícil (mas não impossível) descobrir sozinho. Devemos estudar sempre, e a faculdade hoje (e durante um bom tempo ainda) é um bom "starter" :)
Recomendar por recomendar, diria que sim.
Mas insistir/obrigar ou não acho que depende muito mais da área que o mesmo optar...
Bom dia Alex! Tenho mesmo feeling que você. Ando bem frustrado com a faculdade quanto ao fato de não agregar diretamente nas skills que precisamos para entrar no mercado. Me frustra bastante só de pensar que essa correria toda que faço pra ir na faculdade não vai fazer diferença pra mim quanto ao trabalho (seja para conseguir uma vaga ou aumento/promoção). Algo que é diferente para outros cursos como direito ou medicina que realmente servem pra dar um UP. Apesar disso tudo, indicaria sim a faculdade para os meus netos, se a prioridade deles forem "ter uma base acadêmica" (em outras palavras, não tem pressa para começar trabalhar. só quer estudar por enquanto). Mas se você é pai de família, precisa MUITO de grana, não apoio a iniciativa porque a prioridade é estudar coisas específicas para conseguir um trampo (em vez de gastar 3~5 anos numa faculdade, gaste 1 ano para estudar só o que precisa para entrar no mercado).