transparencia-mg / lista-utilidades

0 stars 0 forks source link

[Semanário] Problemas vs. soluções em gerenciamento de produtos #3

Closed fjuniorr closed 4 years ago

fjuniorr commented 4 years ago

The other way to think about talking in terms of problems instead of solutions is that you should spend more time talking about the “why”, than you spend talking about the “what”, or at least translating between the two.

Andrelamor commented 4 years ago

Temos alguns riscos implicitamente aceitos nas especificações que estão descritos neste post: realizar grande esforço para implementar uma alteração que pode não ser percebida como muito útil pelo usuário. Inclusive mapeamos esse risco no GT apropriado para tal, mas desconhecemos, de fato, a necessidade declarada de alguns 'personagens' usuários.

A conclusão remete também a um comportamento que ainda hoje não é raro na nossa burocracia: As technologists, the solutions are the fun part. Many of us got into the field because we love building things or overcoming complex technical challenges. Citação relacionada: Os primeiros estudos de usuários remontam à década de 50, desenvolvidos sob uma abordagem direcionada pela ótica do sistema de informação (MARTUCCI, 1997, p. 1; FERREIRA, 1995, p. 3), que considera a informação como algo externo, objetivo, que existe fora do indivíduo e pode ser definida, medida e utilizada por diferentes usuários da mesma forma, bastando ser descoberta. Ancorada no processo de comunicação tradicional, a informação (mensagem) é produzida por uma fonte e transmitida através de um canal com o objetivo de reduzir a ambiguidade. O usuário é visto como um dos integrantes do sistema, não a ‘razão de ser’ do serviço, posicionado passivamente e tendo de se adaptar aos sistemas de informação, planejados em função das tecnologias utilizadas para a sua implementação ou do conteúdo da informação a ser inserida nesses sistemas, ao invés de serem moldados às características dos usuários a quem deverá atender. Apesar dessa abordagem ter contribuído muito para a ciência da informação, não conseguiu responder questões relativas ao ‘como’ as pessoas fazem uso dos sistemas, ‘para qual finalidade’ e ‘como’ a informação obtida é utilizada pelo usuário. Segundo Ferreira (1995, p. 4), dois aspectos relativos a essa abordagem são questionáveis: 1) a irrelevância dada às incongruências entre o que está contido no problema do usuário e o que está contido na pergunta formulada; e 2) a falta de mecanismos nos sistemas de informação que consigam identificar como o usuário pretende usar a informação obtida e como ele define a sua relevância. (Vide http://www.scielo.br/pdf/pci/v15n3/10.pdf)

silvianafaria commented 4 years ago

:+1: