Open augusto-herrmann opened 4 years ago
Encontrei um dataset da ACAPS que tem dados do Brasil.
Agora é ver se é possível utilizá-lo, ou se temos como colaborar de alguma forma na coleta e uso desses dados.
O que acha, @turicas?
Mapa criado pela ECLAC - pode ser legal nos basearmos nos dados que eles levantaram (as categorias de ações, por exemplo) para gerar o nosso padrão.
Encontrei um dataset da ACAPS que tem dados do Brasil.
Agora é ver se é possível utilizá-lo, ou se temos como colaborar de alguma forma na coleta e uso desses dados.
O que acha, @turicas?
Acho ótimo! Você tem o contato da pessoa responsável por reunir esses dados?
o novo site do Estado de Alagoas tem uma lista medidas do governo e link p/ legislação relacionada ao COVID-19: http://www.alagoascontraocoronavirus.al.gov.br
Acho ótimo! Você tem o contato da pessoa responsável por reunir esses dados?
Sim, na própria página desse link tem o e-mail: info@acaps.org.
O que você queria perguntar a eles?
Acho que essas informações da ACAPS estão bastante incompletas em relação ao Brasil, já que o tempo todo municípios estão editando novas medidas. Talvez eles precisem de ajuda de voluntários para entrar com novos dados de medidas restritivas ou liberação associadas ao Brasil, e possamos ajudar a mobilizar essa ajuda. É isso?
Mapa criado pela ECLAC - pode ser legal nos basearmos nos dados que eles levantaram (as categorias de ações, por exemplo) para gerar o nosso padrão.
Dei uma olhada no mapa da ECLAC, ele tem um link para um Google Docs de onde poderíamos extrair os dados:
https://drive.google.com/open?id=1lex9lfUWaB8YlYZ9-aVDZWx5GqwlY24Dn7xNXTh7TAg
Entretanto, lá só tem dados sobre medidas tomadas a nível nacional. Pode valer a pena coletar essa fonte de dados.
Ainda assim, o nosso maior desafio seria coletar dados sobre as medidas em nível municipal, que no caso do Brasil são as que têm maior efeito sobre a circulação de pessoas.
O WikiData tem um projeto sobre a Covid-19 em que há um modelo de dados para representar as medidas sanitárias e de abertura/fechamento. Não consegui encontrar, entretanto, dados que seguem esse modelo.
Olhando novamente o dataset da ACAPS, vi que há muito poucas medidas municipais registradas na planilha – apenas algumas do Rio de Janeiro, São Paulo, e mais uma ou outra cidade. Como atualmente a mudança está sendo frequente ao abrir e fechar diversas atividades em cada município, continuamos com a carência de informações confiáveis sobre esses dados nos municípios brasileiros.
Fiz a seguinte consulta para encontrar os dados sobre medidas tomadas no Brasil: https://w.wiki/VFU
Só há duas medidas, ambas elas a nível nacional. Pelo que eu vi, um banco de dados que tenha as medidas de abertura e fechamento dos municípios brasileiros ainda não existe e dará trabalho para construir. Mas poderia ser feito pelos voluntários do Brasil.io, quando as informações atuais (casos confirmados e óbitos) passarem a ser coletadas por robôs.
... Mas poderia ser feito pelos voluntários do Brasil.io, quando as informações atuais (casos confirmados e óbitos) passarem a ser coletadas por robôs.
como mencionei anteriormente, Alagoas tem estes dados catalogados (imagino que outros Estados tb o tenham ), no caso do Brasil.IO, só é preciso definir formato e como preencher
eu lembro que comentei em algum lugar de um órgão brasileiro que fez um mapeamento destes, mas não estou encontrando agora 🤦
achei meu comentário lá no https://dadosabertos.social/t/dados-sobre-a-pandemia-do-novo-coronavirus/267/64, do CONSAD, é um PowerBI mas tem link pra baixar a planilha
É verdade, eu até já tinha incluído esse link na postagem inicial do fórum.
Só que o escopo são apenas as medidas estaduais. A nível municipal, que eu saiba, realmente ainda não há um levantamento.
Uma jornalista dos EUA me mandou essa mensagem, compartilhando essa planilha:
Brazil is a similar case than the US, where control measures to tackle
COVID-19 are being implemented at the state and municipal level.
This offers the opportunity to use that heterogeneity in policies to
analyze their effect to tackle COVID-19. Given that you are already
collecting data from state health departments, I was wondering if we
could get dates when states implemented the different control
measurements. Something like this: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1zu9qEWI8PsOI_i8nI_S29HDGHlIp2lfVMsGxpQ5tvAQ/edit#gid=0
Acho que pode servir de base para uma coleta mais estruturada.
Concordo. Hoje em dia acho que, na maioria dos casos, as informações sobre casos confirmados e óbitos já estão mais ou menos estruturadas e sua coleta pode ser automatizada por robôs. Poderíamos fazer um esforço mais concentrado (talvez com algum evento online para estimular a participação de mais pessoas?) para programar os robôs. Depois disso, com o trabalho dos voluntários liberado, passar a pedir que coletem as informações sobre as medidas de restrição ou liberação, que hoje estão mais desestruturadas. O que acha?
Nesse site tem um compilado de leis estaduais e municipais: https://leismunicipais.com.br/coronavirus
Excelentem @turicas ! :partying_face:
Vi que não tem uma coluna de data, mas dá pra extrair essa informação a partir da coluna epígrafe.
Salve pessoal, meio novato por aqui. Esse assunto avançou? Vi que a conversa parou em julho e procurei no thread do dadosabertos.social e aqui, mas não encontrei ainda estas fontes de dados sobre ações de resposta à pandemia na esfera municipal. Vi as fontes da ACAPS e da CONSAD, mas elas são limitadas. Estou pensando como contribuir e isso pode ser um tema. Abraços
@alexandrepereiraarq, que eu saiba, não avançou. O @turicas não tem revisado os pull requests e nem delegou autorização para ninguém, então os esforços de automação da coleta de casos e óbitos por bots também ficaram paralisados (exemplos: #29, #116, #132, #138, #144, #156, #159, #170, #175). De fato, estão parados há tanto tempo que é bem possível que esses spiders nos PRs nem funcionem mais por ter havido mudanças nas estruturas dos documentos fonte das secretarias. E parece que também, por essa falta de revisão dos PRs, o pessoal anda meio desanimado de continuar a contribuir.
Como o que eu havia proposto, naquela época, era investir nos spiders de casos e óbitos para liberar o trabalho manual dos voluntários para coletar outros tipos de informações, como esta descrita nesta issue, nada disso acabou acontecendo.
Se encontrar fontes de dados boas sobre este tema, por favor compartilhe no fórum dadosabertos.social e aqui também, pois estou certo de que vai interessar a muita gente.
Salve pessoal, um feedback dos avanços de minha parte. Não achei um método para ajudar programaticamente, mas encontrei alguns bancos de dados que coletam as informações.
Bueno, foi isso o que encontrei. Espero que ajude quem vier depois.
Abraços!
Obrigado pelas referências, @alexandrepereiraarq. Acrescentei-as ao tópico sobre coronavírus no fórum dadosabertos.social, dando os devidos créditos, é claro.
Observando os dados disponíveis relacionados à pandemia de Covid-19, percebi a falta de uma peça do quebra-cabeças que é um dado fundamental: dados sobre as medidas de restrição e liberação da circulação de pessoas, funcionamento do comércio, etc., em nível de município.
Idealmente, isso poderia ser feito com uma análise dos diários oficiais, como o que foi iniciado pelo @cabrau (mas que por enquanto tem apenas o Estado do Ceará). Mas, como essas informações nem sempre estão prontamente disponíveis, poderiam ser usadas também notícias divulgadas na imprensa.
A ideia é ter dados sobre a data em que foi adotada uma medida, se ela restringiu ou liberou determinado tipo de atividade econômica e o município. Com essas informações, pesquisadores poderão passar a correlacionar os dados sobre as medidas de isolamento com o efeito no número de casos confirmados e mortes pela Covid-19, dando uma indicação se elas estão ou não sendo eficazes e dando subsídios aos gestores públicos decidirem se devem liberar ou restringir mais a atividade econômica.
O que acham? Seria viável? Também estamos discutindo essa ideia no fórum dadosabertos.social.