Closed irwinarruda closed 2 years ago
@irwinarruda boa tarde!
Não entendi o problemático, pois realmente o campo messages
tem essa função de retornar as mensagens de retorno da API. O que define se a requisição obteve sucesso ou não , não é a propriedade messages
está com o valor preenchido, mas sim o código http da resposta bem como também a propriedade result
.
result
== true -> Ok, sucesso
result
== false -> Houve algum problema ou erro.
Neste caso do cadastro de aluno basta vc checar o valor de result
sendo verdadeiro recupera o id em messages.id
sendo falso exiba a mensagem messages
.
Podemos sim marcar uma reunião para você me explicar melhor qual a problemática e se necessário, poderemos alterar a resposta desse end point e de todos os outros que seguem este mesmo padrão.
Contextualização
Estou desenvolvendo a integração com a API no módulo de Alunos. Atualmente no SETE DESKTOP, ao cadastrar um aluno já existe a opção de o vincular a escolas e rotas como mostra na imagem abaixo.
Fica claro então, que no modelo que foi feito para o SETE API eu preciso cadastrar o Aluno primeiramente e depois o vincular com as escolas e as rotas. E realmente não há nenhum problema quanto a isso.
Problema
Ao criar um aluno, percebi que recebo um json no seguinte formato:
Eu vejo essa resposta como algo problemático, pois na minha concepção o campo
messages
serve apenas para informar erros para o usuário. Inclusive o tratamento de erros está sendo feito contando com esse campomessages
como o principal.Proposta
Com isso, gostaria de propor uma discussão sobre essa prática. É realmente necessário que seja assim? Qual seria uma outra forma de retornar essa informação?