uspdev / copaco

COntrole de PArque COmputacional
8 stars 14 forks source link

Permitir que se faça uma solicitação de inclusão de mac address sem estar autenticado #340

Closed alecostaweb closed 1 year ago

alecostaweb commented 5 years ago

Explicando melhor... Sem estar autenticado, alguém acessa a página, preenche alguns campos básicos de identificação e contato, além do mac address e a subrede, e o sistema informa o responsável pela subrede para autorizar ou não a inclusão.

wgnann commented 5 years ago

Mas não é melhor a pessoa se autenticar e cadastrar ela mesma as coisas?

alecostaweb commented 5 years ago

No cenário que pensei não. Quando um professor/visitante/palestrante/convidado, etc, sem nº. USP vem até a unidade para ficar um determinado tempo (uma semana ou mais) em algum departamento e quer plugar seu note/pc na rede por exemplo.

wgnann commented 5 years ago

Aí não seria suficiente solicitar o cadastro para qualquer pessoa que tenha credenciais (e.g. secretaria do departamento, algum colega etc)? Tem que existir algum responsável, de preferência de fora da seção de informática, pelos equipamentos "alienígenas".

alecostaweb commented 5 years ago

Sim, por isso citei a autorização no primeiro comentário. A diferença é que mesmo que a pessoa não tenha nº USP ou cadastro no sistema, ela pode usar o sistema para solicitar o acesso de seu equipamento "alienígena" :smile:

wgnann commented 5 years ago

Mas como o operador do copaco vai conseguir autenticar que o pedido veio de alguém? Vai ser algo tipo:

  1. O visitante que não tem eduroam quer Internet;
  2. Ele liga para a STI;
  3. A STI acredita nele e sugere que ele faça o cadastro;
  4. A STI aprova o cadastro. Como saber que é um visitante que faz sentido?

Ou

  1. O visitante que não tem eduroam quer Internet;
  2. Ele fala com alguém da secretaria do departamento que visita;
  3. A secretaria sugere para ele cadastrar o equipamento e entra em contato com a STI; Sucesso. (exceto que a própria secretaria poderia ter feito o cadastro, pois sabe que o visitante é visitante)
alecostaweb commented 5 years ago

Quase...

  1. O visitante não é da USP, logo sem eduroam, sem senha única e sem qualquer tipo de acesso ao sistema copaco, ok?
  2. O visitante acessa um formulário público, sem logar, no copaco e preenche os campos de identificação, contato, mac adress do equipamento "alienígena" e a qual subrede/departamento pertence (se souber) e envia.
  3. O responsável pela subrede/sistema recebe uma notificação, verifica se procede e aprova via sistema copaco se o equipamento "alienígena" deve ser plugado na internet.
wgnann commented 5 years ago

O passo de verificar a procedência é que é o passo difícil. Como isso seria feito? (teoricamente, já é possível fazer um formulário que informa pessoas)

alecostaweb commented 5 years ago

Na real o que incomoda é alguém ligar e passar o mac address por telefone/ramal, e-mail, chamado técnico e etc. Quanto a verificar a procedência... Digamos que o responsável pela subrede teria que pelo menos fazer isso de forma presencial. Mas blz, talvez não faça sentido.