Open victor-marchesini opened 3 years ago
Então, tá aqui o roteiro que eu escrevi, mas como foi pra uso pessoal nao sei se ta fácil de entender:
https://www.fnde.gov.br/sigpcadm/sistema.pu?operation=localizar - Sistema de Gestão de Prestação de contas
Pra acessar o questionario de prestacao de contas: Tipo de OPC: Repasse Ano : 2019 ou 2020 Projeo: Alimentação escolar UF: BA Municipio: x Clicar no verdinho (contas on line) Clicar em Informações da Execução Física Lá está as respostas do questionário de prestacao de contas. São elas que a gente está pretendendo estruturar, inicialmente.
Grupo Dados Abertos .BR (Telegram)
Diogo (17/mai/2021):
Oi gente, tudo bem? Meu nome é diogo e faço parte de um que esta alinhado com a pastoral negra no estado da bahia para criar um observatório nacional da alimentacao. Um primeiro produto que a gente pensou para o observatório seria um manual pra instrumentar negociações com o governo relacionadas com o uso do recurso do PNAE durante a pandemia.
O PNAE (programa nacional de alimentação escolar) é um repasse governamental para as redes escolares complementarem a renda da alimentação nas escolas, existem algumas exigências para o uso do recurso; sendo entre as mais importantes que 30% do recurso do pnae seja usado em alimentos provenientea da agricultura familiar, assentados de reforma agrária, indígenas ou quilombolas e que os cardápios das merendas cumpram com as necessidades macro e micronutricionais das crianças. O uso do repasse pelas prefeituras e governos estaduais foi afetado durante a pandemia, o que agravou a situação da segurança alimentar no brasil que vem se deteriorando nos ultimos anos.
Entre os produtos do manual (que incluem um resumo sobre as leis que regem o programa, as secretarias e os metodos instiucionais de controle social) tambem gostariamos de incluir uma sistematizacao dos dados sobre o repasse nas entidades federativas, pra isso já temos um método pra obter essas informacoes manualmente do site de prestacao de contas no ministerio da educacao. O problema é que como os dados estão desestruturados é uma tarefa comprida estrturá-los manualmente. Gostariamos de saber se há alguem que tem o know-how pra fazer a estruturação automatica desses dados (seja por web scraping ou outra técnica) e a disponibilidade pra fazê-la nesse projeto.
Outro ponto importante é que não estamos recebendo e não temos nenhum recurso pra pagar ninguém pelo trabalho no projeto, então a participacao na formação desse primeiro produto no observatorio da alimentacao seria totalmente voluntária.
Esse projeto também tem uma ligação com uma disciplina de extensão em políticas públicas da UFBA. Não discuti com o responsável pela disciplina, mas vou tentar negociar um certificado de participação para que os envolvidos no projeto tenham esse trabalho no currículo.