wsbndaf / Webservice

Webservice da Base Nacional de Dados, Ações e Serviços da Assistência Farmacêutica
http://portalms.saude.gov.br/assistencia-farmaceutica/base-nacional-de-dados/sistemas/web-service?view=default
32 stars 27 forks source link

Ligação entre CATMAT e Componente duplicado #173

Closed cassio-andersen closed 3 years ago

cassio-andersen commented 3 years ago

Boa Tarde @wsbndaf !

Prezados, estou com uma duvida quanto a ligação do código do CATMAT com o componente e código BNDASAF, onde identifiquei conforme planilhas, que existem casos em que um mesmo CATMAT está vinculado a componentes diferentes. Em outros casos o componente é o mesmo mas o código BNDASAF é diferente, exemplos abaixo

- Mesmo CATMAT e BNDASAF diferente: 'BR0270612', 'U0118', 'B'; 'BR0270612', 'U0391', 'B';

Mesmo CATMAT, mesmo BNDASAF e componente diferente: 'BR0340783', 'U0062', 'B'; 'BR0340783', 'U0062', 'E';

'BR0340783', 'U0074', 'B'; 'BR0340783', 'U0074', 'E';

Entre outros casos, gostaria de saber se isso é correto.

Obrigado

wsbndaf commented 3 years ago

@cassio-andersen

Os códigos de produto (B, S e E) refletem a forma como está organizada a assistência farmacêutica (o financiamento está organizado por meio dos componentes Básico, que é executado pelos municípios, estratégico executado por municípios e estado, e especializado, executado pelo estado). A RENAME também respeita essa organização, no entanto um mesmo medicamento pode estar presente em diferentes componentes como nos casos que você citou.

Uma outra questão é o CATMAT, como vocês sabem o CATMAT é um descritor de materiais usado também para medicamento, no entanto um mesmo código de CATMAT pode ser usado para diferentes apresentações de um mesmo medicamento, como a amoxicilina 50 mg/ml que pode ser encontrada em apresentações de 60 mL, 100 mL, 120 mL e talvez outras, o CATMAT traria o mesmo código para os itens, mas sabemos que são itens diferentes com preços diferentes. Desta forma foi incorporado o código de apresentação usado no BPS para reduzir essas discrepâncias.

Um outro ponto é a necessidade de uma revisão do catálogo, a nova RENAME foi publicada e ainda não houve uma atualização do catalogo. Discutimos aqui na issue #133 alguns problemas relacionados a própria base do Hórus, que contém erros e precisa de atualizações e devido a ausência de contingente e demais problemas enfrentados nos ultimos tempos não pode ser finalizada.

Atualmente estamos no processo de construção da Base Única. A Base Única será disponibilizada por meio de serviço de consulta e trará um grande agregado de dados sobre medicamentos, unificando vários identificadores, como código de barras, registro, catmat, entre outros. É um projeto grande que tem a participação da ANVISA, mas que acreditamos que vai resolver muitos desses problemas. Por hora, continuaremos esforços para atualizar os catálogos comunicando pontualmente aqui as alterações.