Este repositório trata do curso de [Engenharia de Computação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)](http://www.ecomp.uefs.br/index.php). O intúito é fornecer uma ferramenta pra colaboração, troca de informações e discussão a respeito dos mais diversos aspectos do curso.
Na reunião estudantil do dia 12/04/2019, duas coisas ficaram claras: apesar dos estudantes terem ótimas iniciativas para o coletivo, nosso curso ainda é bastante desunido; temos graves problemas de comunicação. Pensando em sanar principalmente estes dois problemas, foi criado um repositório do curso. Este repositório, no entanto, não está restrito a este tipo de uso. Sejam criativos, vamos testar tudo que podemos fazer por aqui! O GitHub é uma excelente ferramenta de colaboração. Nós, enquanto estudantes, dependemos da colaboração uns dos outros para mover o curso. Sozinhos, somos fracos institucionalmente, mas juntos somos o maior corpo da UEFS. Ex-estudantes, professores e amigos são muito bem vindos para contribuir com o repositório e com o curso! Ative as notificações do repositório para ficar por dentro de tudo!
Neste documento, primeiro está descrita a organização do repositório. Depois, estão listadas formas de contribuir com o curso, incluindo este repositório. Em seguida, as tarefas a fazer (TODOs) do repositório.
A maioria das pastas são auto-descritivas. Enquanto não arrumamos nomes melhores, aí vai uma descrição das pastas mais confusas:
Cada pessoa tem motivações diferentes para contribuir. Seja porque você foi ajudado pelos colegas e agora quer retribuir, seja porque você quer manter e conquistar novos espaços pro curso, porque se sente responsável pela qualidade do seu curso, por desejar ajudar os outros, por querer fortalecer seu diploma com o peso de um curso melhor ou simplesmente porque acredita na educação, este é um espaço para reunir e organizar as contribuições. Contribuindo ou não, você passará a maior parte desses 5 (ou 6, ou 7) anos da sua vida na Universidade. Estar insatisfeito com seu curso significa estar insatisfeito com a maior parte (em horas) da sua vida durante esse período. Portanto, quanto mais agradável você tornar o curso para você e pros outros, melhor será sua vida. E aí fica um desafio: da próxima vez que você reclamar ou ouvir uma reclamação acerca do curso, pense: "como isso me afeta?" e "o que eu posso fazer para melhorar?". Compartilhe aqui suas respostas.
Esta seção é uma lista não exaustiva de formas de contribuir com o curso, e não somente com este repositório! São formas genéricas de contribuição. Cada problema descrito na pasta problemas levanta uma nova forma de contribuir, a fim de resolver o problema.
Tem interesse em algum assunto? Monte sua liga! O IEEE e a EcompJr renasceram no nosso curso por iniciativa de alunos! Poste em grupos/recrutamento e reuna pessoas que possuem o mesmo interesse e monte grupos para colaborar em prol de um objetivo!
As ideias e discussões são necessárias para avançar o estado das organizações. Seja gentil e procure expor seus argumentos de forma mais racional possível. Há duas formas de discutir neste repositório: por meio de issues e pull requests. As issues servem para levantar novos questionamentos, ou discutir assuntos em âmbito mais geral, que não estão necessariamente tratados em alguma parte deste repositório. Os pull requests são para discussões a respeito de itens que já estão consolidados no repositório, como matérias presentes, etc. Esta não parece ser uma boa solução, portanto participe da Issue que discute como devemos discutir neste repositório!
Para criar seu tópico segue o Issues do Projeto
Antes do título da issue, coloque uma TAG indicando a área a ser discutida (UEFS, ECOMP, PBL). Procure colocar um titulo de fácil entendimento para gerar uma boa navegação e discussão.
Compareça às reuniões do seu grupo/liga e às reuniões do DA! Nestas reuniões decidimos as decisões do coletivo do curso. Até lá, utilize a seção de discussões.
Temos ótimas iniciativas de código para ajudar a Universidade e o curso! Segue a lista abaixo:
Popule este repositório com as informações dos lugares que você interage no curso! Muitos problemas persistem por falta de identificação, pois não estão documentados. Documentar também é uma ótima forma de descobrir mais coisas a respeito do seu curso e Universidade.