FelipeVandevelde / HelloWorld

Primeiro repositório do curso Gith e GitHub
MIT License
0 stars 0 forks source link

HelloWorld

Aprendendo a utilização de marcação dentro do Markdown. Assim como o HTML o Markdown é uma linguagem de marcação, criada com o objetivo de simplificar sua leitura, já que a mesma não é baseada em código como o HTML.

Para utilizarmos o negrito temos duas opções, a primeira é utilizando pares de asterisco(*) no começo e no final do texto que quer colocar em negrito, outro modo de fazer isso é utilizando pares de sublinhas(_) no começo e no final do texto que deseja ficar em negrito.

Para utilizarmos o italico temos duas opções, a primeira é utilizando apenas um asterisco(*) no começo e um no final do texto que quer colocar em italico, outro modo de fazer isso é utilizando uma sublinhas(_) no começo e no final do texto que deseja ficar em italico.

Temos a opção também de riscar o texto, para utilizar essa função se é utilizado pares de til(~) no começo e no final do texto que deseja ficar riscado.

Com esse conhecimento previo temos a noção de cada um porém ainda não sabemos se há a possíbilidade de colocar um texto negrito em italico, a resposta é que sim, podemos misturar marcações de forma simples, segue outras opções: mistura; mistura; mistura

Temos a opção de adicionar separadores, esses são linhas horizontais que podem ser utilizados para uma divisão visual do texto, pode ser feito com três traços(-) ou com três asterisco(*)

Linha traço:


Cuidado, o texto acima da linha criada por traços se torna um título de nível 2 e a linha fica se parecendo mais com um sublinhado

Linha asterisco:


Agora adentrando as marcações de título temos a hashtag(#) para informar que estamos colocar um título, é nescessário que o texto tenha um espaço da hashtag para funcionar:

Título de nível 1 se utiliza uma hashtag!

Título de nível 2 se utiliza duas hashtag!

Título de nível 3 se utiliza três hashtag!

Podemos também criar uma lista numerada, não precisamos colocar as numerações de forma correta pois o próprio códgio consegue fazer a listagem numerica para nós, após colocarmos um número qualquer devemos dar um espaço após o ponto(.), com três espaços normais um tópico da lista numerada se torna um subtópico sendo listado com números romanos, segue lista:

  1. Primeiro item
    1. Primeiro sub-item
    2. Segundo sub-item
    3. Terceiro sub-item
  2. Segundo item
  3. Terceiro item

Outra lista que temos a possibilidade de criar é a lista demarcada, para utilizar ela colocamos um asterisco e um espaço antes do item, para criar um sub-item adicionamos três espaços, segue lista:

Ou também podemos utlizar uma lista demarcada trocando asterisco por traço:

Ainda falando sobre listas temos a possibilidade de criar uma lista de tarefas, primeiro devemos colocar um til(~) e dar um espaço, terminando isso vamos abrir e fechar chaves, para as tarefas não concluídas devemos deixar apenas um espaço dentro das chaves, para tarefas concluídas devemos colocar um X, segue um exemplo:

Para o uso de imagem o recomentado é utilizar imagens pequenas, sendo o ideal imagens com larguras no maximo 400px a 500px, para colocar uma imagem é preciso primeiro colocar exclamação(!), depois abrir e fechar colchete com o nome da imagem e por fim abre e fecha parênteses com o link da imagem.

Imagem em 512px Imagem de 512px

Imagem em 400px Imagem de 400px

Imagem em 200px Imagem de 200px

Imagem em 100px Imagem de 100px

O uso de hyperlink é semelhante ao uso de imagem, sendo sua unica diferença a exclamação no começo. Acesse meu perfil no linkedin

Vamos rever a utilização de tabelas, na linguagem Markdown a marcação das tabelas funciona da seguinte forma: colunas divididas por um pipe barra vertical (|), quebra de linha, três traços para cada coluna sendo divididos também pelas barras verticais, quebra de linha e por fim os valores de cada coluna sendo dividido por barras verticais.

Coluna1 Coluna2 Coluna3
Valor1 Valor2 Valor3
Valor1 Valor2 Valor3

Normalmente há um padrão de texto que é utilizado quando se tem uma escrita de código, para acionar ele utilizamos a crase(`), na utilização de código solto apenas uma crase serve porém para trechos de programas podemos criar um bloco com três crases.

Exemplo de aplicação do código simples: Olá todos tenho dificuldade em compreender o comando .codigoValue()

Exemplo de aplicação do bloco de código: Olá a todos, tive um problema na minha resolução e gostaria de saber se alguém conseguiria me ajudar.

static void Main(string[] args) {
   string nome, comissao;
   double salario, vendas;

   nome = Console.ReadLine();
   salario = Convert.ToDouble(Console.ReadLine());
   vendas = Convert.ToDouble(Console.ReadLine());
   comissao = salario*venda
   Console.WriteLine(comissao)
}

Para adicionar emojis coloque o nome do emoji entre dois pontos(:) :smile:, para ver uma listagem de todos os emojis temos o repositório com listagem dos emojis feito pela ikatyang, outra alternativa é entrar no site emojipedia para buscar e copiar o emoji desejado.

Podemos marcar pessoas e para isso basta colocar um @ e em seguida o nome do usuário.

Para utilizar citações colocamos o sinal maior que(>) e o texto que gostariamos de citar ou responder(no caso de uma issue).

Este é um exemplo de como a citação fica no texto!


Este foi um PDF de teste para aplicar tudo que foi apresentado nas video-aulas do curso em video, ele também disponibilizou um manual em PDF.