Este é um projeto de estudo de QA (Garantia de Qualidade) para o site open-source SwagLabs. O objetivo deste projeto é a implementação de qualidade para deste site, abordando cada etapa do projeto. Com isso foi feito documentação dos requisitos de negócio; critérios de aceites; planejar e executar cenários de teste manuais e automatizados e relatórios de Testes.
Iniciei o projeto com um planejamento, organizando as sprints através de entregas, documentando os requisitos e critérios de aceitação. Essa documentação foi fundamental para alinhar expectativas e garantir que todos os testes fossem direcionados e precisos. (pasta Documentos)
Desenvolvi e organizei os planos de testes, suites e casos de testes manualmente. A execução destes permitiu validar funcionalidades críticas do SwagLabs, especialmente diferenciando os comportamentos entre os perfis standard_user e problem_user. Essa documentação serve como um guia para futuras manutenções. (pasta Suites Testes Manuias)
Avançando no projeto, criei e executei testes automatizados para as features críticas como Login e testes e2e dos perfis {standard_user e problem_user}. A automação desses testes visa garantir a estabilidade e eficiência da aplicação, especialmente em futuros ciclos de desenvolvimento. Esses testes foram integrados ao CI, assegurando que a qualidade fosse mantida continuamente.
Após a execução dos testes automatizados, compilei relatórios detalhados usando o Cypress Cloud. Este é um conhecimento que adquiri do curso "Cypress, do Zero à Nuvem" da escola online Talking About Testing, onde aprendi como integrar um projeto Cypress com o serviço Cypress Cloud.
npm install
NOTE:
It is necessary to have node installed
#You open the Cypress UI
npx cypress open
# Run the automation by command line
npx cypress run
Cada etapa desse processo, apoiada por ferramentas como Jira, QASE.io, Cypress e GitHub, reflete meu compromisso com a excelência em QA. Por ser um trabalho de estudos, onde os bugs não serão trabalhados em nenhum momento. Os testes automatizados tiveram muitos bugs. O certo seria corrigi-los após os testes manuais, assim diminuir a quantidade deles na automação. Podemos ver que como o usuário {problem_user} foi feito realmente para ter problemas com isso a automação desta feature basicamente travou em quase todos os Casos de Teste. Mas podemos ver um bom desenpenho do standard_user, reportando somente um bug simples.
Em projetos reais os testes automatizados não são feitos para caçar bugs, mas si para a manutenção do sistema, auxiliando em novas integrações.