Em julho de 2013, agentes culturais de vários países da América Latina e do Brasil se reuniram para discutir a criação de uma ferramenta de mapeamento de iniciativas culturais e gestão cultural. Desse encontro surgiram as bases para a criação de Mapas Culturais, um software livre que permite o aprimoramento da gestão cultural dos municípios e estados.
Mapas Culturais é uma plataforma colaborativa que reúne informações sobre agentes, espaços, eventos e projetos culturais, fornecendo ao poder público uma radiografia da área de cultura e ao cidadão um mapa de espaços e eventos culturais da região. A plataforma está alinhada ao Sistema Nacional de Informação e Indicadores Culturais do Ministério da Cultura (SNIIC) e contribui para a realização de alguns dos objetivos do Plano Nacional de Cultura.
A plataforma já está em uso em diversos municipios, estados, no governo federal em diversos projetos do ministério da cultura e até mesmo fora do Brasil no Uruguai. Instalações recentes:
Mapas Culturais é uma aplicação web server-side baseada em linguagem PHP e banco de dados Postgres, entre outras tecnologias e componentes, que propicia um ambiente virtual para mapeamento, divulgação e gestão de ativos culturais.
A maneira mais simples e segura para instalar o Mapas Culturais é utilizando o Mapas Culturais Base Project como base para a criação de um repositório próprio para o seu projeto, que reunirá o tema, os plugins e as configurações da aplicação. O Mapas Culturais Base Project utiliza o Docker e o Docker Composer para rodar a aplicação, facilitando os processos de deploy e de atualizaçao.
Uma nova documentação está sendo escrita no gitbook, organizada em três seções:
A documentação pode ser navegada no endereço (http://docs.mapasculturais.org)
Toda documentação da aplicação está na pasta documentation. Principais referências:
Lista dos principais softwares que compõe e aplicação. Maiores detalhes, ver documentação de instalação ou guia do desenvolvedor.
Para instalações de pequeno/medio porte nas quais o número de entidades, isto é, número de agentes, espaços, projetos e evento,giram em torno de 2000 ativos, recomenda-se o mínimo de recursos para um servidor (aplicação + base de dados):
Desejável:
Para instalações em cidades de grande porte onde o número de entidades, isto é, número de agentes, espaços, projetos e evento, giram em torno de dezenas de milhares de ativos de cada, recomenda-se o mínimo de recursos para um servidor:
Recomendado:
Vale lembrar que os requisitos de hardware podem variar de acordo com a latência da rede, velocidade dos cores dos cpus, uso de proxies, entre outros fatores. Recomendamos aos sysadmin da rede em que a aplicação será instalada um monitoramento de tráfego e uso durante o período de 6 meses a 1 ano para avaliação de cenário de uso.
Mapas Culturais é um software livre licenciado com GPLv3.