Closed samuelbl closed 5 years ago
Visão e instruções de implantação do sistema
Esta seção tem por objetivo fornecer as informações mínimas necessárias para implantação e utilização do software vlimperial.
Para implantação é necessário que o servidor ou plataforma de serviço possua recursos para trabalhar com PostgreSQL, Java 8(mínimo) e em caso de necessidade de alta demanda sobre as consultas do sistema também é possível a utilização de um serviço Elasticsearch.
Release Notes
A atual versão do software é v28. Atualmente está hospedada no heroku, onde utiliza add-ons gratuitos para suporte ao Bonsai Elasticsearch e Heroku Postgres.
Erros , falhas e faltas conhecidas
O uso do recurso de elasticsearch supera o máximo de shards disponível pelo dyno gratuito utilizado, fazendo com que as consultas possam não funcionar, seria necessário a migração para um plano que suporte as consultas sobre as entidades do sistema.
Em alguns casos a aplicação não sobe pela limitação de uso dos indices no elastic search, sendo necessário acessar o dashboard do bonsai elasticsearch e manualmente remover os shards utilizados e reiniciar a aplicação, um passo a passo para este procedimento está no link https://docs.bonsai.io/docs/reducing-shard-usage.
Atualmente a aplicação não disponibiliza recursos de controle de pagamento das reservas, ficando a cargo do atendente manualmente fazer o controle da cobrança.
Alguns campos possuem limitação de tamanho da string, podendo gerar um erro não tratado "bad request" ao tentar salvar.
Procedimento de deploy no heroku
Para enviar para a produção em http://vlimperial.herokuapp.com/ utilize o comando do jhipster abaixo jhipster heroku
Se a aplicação no heroku estiver devidamente configurada com o github do projeto, será automaticamente criado um commit no git local, que pode ser enviado com git push, sinalizando que o pacote para deploy no heroku está disponível.
Há também a opção de configurar o deploy automático ao enviar para o branch master no heroku.
Procedimento de geração das classes de modelo e atualização da aplicação jhipster
Utilizar o comando jhipster import-jdl jhipster-jdl.jh , o arquivo jh pode ser editado com a ferramenta web disponível em https://www.jhipster.tech/jdl-studio/.
CUIDADO: Ao importar o JDL podem ocorrer de classes serem sobrescritas e perder modificações previamente feitas no código fonte, sempre utilize o github para manter histórico das mudanças em caso de perda durante este processo de geração.
Preparação da base Sempre que forem alteradas entidades já utilizadas é necessário fazer a limpeza da base de dados, inclusive removendo as tabelas, no caso utilizamos o recurso "reset" do heroku postgresql.
Imagem pós deploy no heroku
*Commit gerado pelo comando jhipster heroku
Addons utilizados
Visão da aplicação publicada
Visão e instruções de implantação do sistema. Um release notes com os erros, falhas e faltas conhecidos também é bem visto. Site onde ele está implantado e/ou um vídeo de demonstração promovendo o produto (pode estar no youtube ou outro serviço semelhante).