MprofSC / videolocadoraimperial

0 stars 0 forks source link

VIDEOLOCADORA IMPERIAL

Empresa: Videolocadora Imperial Ltda.

Equipe de Elaboração: Daniel Servero Estrazulas, Samuel Bristot Loli, Eliandro Luiz Minski.

Alterações:

Versão Data Nome Alteração
1.0 04/12/2018 Eliandro Minski Criação do Documento

Sumário

  1. Apresentação
  2. Justificativa
  3. Descrição Do Projeto
  4. Membros da Equipe
  5. Processos e Métodos
  6. Acompanhamento

1 – Apresentação

Este documento é parte referencial do projeto de software intitulado: Videolocadora Imperial, que visa atender as necessidades de gerenciamento e controle das atividades da empresa Videolocadora Imperial Ltda, que tem sua sede na cidade de Recife – PE e atua no ramo de locação de mídias digitais (filmes em DVD e Blu-Ray).

2 – Justificativa

A Imperial Locadora, já atua no ramo de locações de mídias digitais há mais de 4 anos, durante esse período a empresa controlava as locações através de um software proprietário, renovando sua licença anualmente. Com o crescimento da empresa e a insatisfação com o atual software, que não atende por completo as necessidades, principalmente na questão de controle financeiro, a empresa optou pela substituição do software atual, por um que se atenda suas necessidades por completo, levando em consideração um melhor desempenho, novas funcionalidades, custo de manutenção e atualização.

3 – Descrição do Projeto

Após reuniões realizadas entre os proprietários da empresa contratante e os colaboradores da área de desenvolvimento e engenharia de software, gerenciamento de projetos da empresa contratada, foram levantadas as seguintes necessidades que o novo software deve atender:

Cadastro de Clientes e Colaboradores: O módulo cadastro deverá ser o responsável pelo cadastro de novos clientes e colaboradores, registrando os seguintes atributos: Código; Nome; Endereço; Data De Nascimento; CPF; RG; E-mail; Sexo; Telefone comercial, residencial e celular; Local de Trabalho. Para o cadastro de colaborador, deve-se incluir também a informação da data de contratação e nível de acesso ao sistema. Este módulo deve permitir também a exclusão, bloqueio e alteração de dados cadastrais dos clientes.

Cadastro de Mídias: O sistema deve possuir um módulo que permita a inclusão, alteração e exclusão de mídias, que devem possuir os seguintes atributos: Código (cada exemplar terá código único), Título, Tipo de mídia (DVD ou Blu-Ray), Gênero, Duração, Ano de Lançamento, Categoria, Produtora, Principais Autores, Data de Aquisição, Fornecedor, Número da NF, Data da NF. O atributo categoria pode ser do tipo A,B,C,D ou E, para cada categoria existe um valor de locação, essa funcionalidade facilita a alteração de preços por grupos. O sistema deve possibilitar a criação de novos atributos, definidos pelo usuário.

Locação: A locação das mídias será feita através deste módulo próprio. O colaborador, uma vez logado e com permissões, poderá realizar as locações das mídias, para isso, deverá informar o nome ou código do cliente, data de locação, data de devolução, código da mídia. Uma vez realizado o preenchimento destes dados, o sistema imprime um comprovante em duas vias (uma via fica com o cliente e a outra com a locadora), neste comprovante impresso, consta todos os dados informados no ato da locação e mais o valor total das diárias, baseadas no soma do valor da categoria da mídia locada mais o valor de cada diária.

O módulo locação também será responsável pelo cadastro de devoluções de mídias. Quando a mídia é devolvida na locadora, o colaborador deve selecionar a opção “Devolução” e informar o código da mídia ou do cliente, indicar a(s) mídia(s) que estão sendo devolvidas, o sistema confere se a devolução está dentro do prazo estabelecido no ato da locação, caso esteja sendo devolvida com atraso, o sistema adiciona o valor da(s) diária(s) excedentes.

Relatórios estatísticos, também poderão ser gerados neste módulo, auxiliando a gerência na tomada de decisões para aquisição de novas mídias e período para realização de promoções, baseando-se nas informações do sistema, como por exemplo: Gêneros mais locados; Períodos de maiores locações; Preferências do cliente. Outro setor a beneficiar-se com esses relatórios e o setor de marketing, pois poderá realizar consultas e emissão de relatórios que auxiliem na interação com os clientes, como por exemplo, o envio de e-mail informando as novas mídias disponíveis na locadora, lançamentos e promoções, baseados nos dados de preferência do cliente.

4 – Membros da Equipe

Este projeto encontra-se sob responsabilidade da seguinte equipe:

Gerente do Projeto: Eliandro Luiz Minski - elm@cin.ufpe.br Desenvolvedores: Daniel Servero Estrazulas - dse@cin.ufpe.br Samuel Bristot Loli - sbl@cin.ufpe.br

5 – Processos e Métodos.

A Extreme Programming (XP) será a metodologia de desenvolvimento usada para a realização desse projeto. Dentre as metodologias ágeis, esta foi a que a equipe optou, baseando-se no número de membros do time (3), prazo de entrega e demais características do projeto. As interações serão realizadas com um intervalo de cinco (5) dias, onde, a cada intervalo, será entregue as tarefas/issues, já cadastradas no GitHub e com suas respectivas capacidades definidas. As definições das capacidades, foram baseadas na sequência de Fibonacci (1,2,3,5,8) com pontuação máxima de 8 pontos.

O desenvolvimento será feito através da prática da programação em pares, ficando a cargo desta atividade os desenvolvedores Samuel e Daniel.

Inicialmente foram cadastradas no GitHub, 32 tarefas/issues, pré definidas dos tipos: Arquitetural, Documental e Testes/Desenvolvimento, para cada uma dessas tarefas, já ficou estabelecida sua “Complexidade”, “Pontuação” e “Prioridade”, bem como o responsável pela mesma. Esse número de tarefas/issues poderá sofrer alterações no decorrer do desenvolvimento do projeto.

A gerência do projeto, ficará a cargo de Eliandro Luiz Minski, decisão essa tomada após reunião entre os membros da equipe. Portanto, o mesmo será o responsável pela comunicação entre cliente e equipe do projeto, mediando as interações; acompanhamento das atividades para que a entrega das tarefas estejam dentro do prazo estabelecido e supervisão dos demais membros da equipe.

6 – Acompanhamento

As informações referentes às tarefas/issues, podem ser acessadas no site do GitHub, pelo link:

https://github.com/MprofSC/videolocadoraimperial/projects/1

No site do Heroku é possível acompanhar o desenvolvimento da aplicação, através do link:

https://vlimperial.herokuapp.com/

As interações com o cliente, serão realizados a princípio em três momentos:

1 - Interação: 05/12/2018;

2 - Interação: 10/12/2018;

3 - Interação 16/12/2018.