O software visa informatizar o procedimento de matrícula em disciplinas a cada semestre. O novo sistema se chama Sistema de Auxílio à Matrícula Universitária (SAMU), e busca automatizar a procura de disciplinas conforme o período atual e perfil do aluno. A partir de sua implementação o sistema irá transferir todas as informações dos alunos atuais para o SAMU, e os novos cadastros serão feitos no SAMU.
O cadastro em disciplinas verifica todas as disciplinas e apresenta ao aluno apenas as que está apto a se matricular, baseado nas disciplinas concluídas e com pré-requisitos concluídos e sugerir novas disciplinas optativas em que pode se matricular, que serão selecionadas a partir do perfil do aluno.
A automatização de grande parte dos processos é vista de forma benéfica, pois assim os resultados são mais precisos, padronizados e rápidos. A automação não só facilita o processo para as matrículas dos alunos como também otimiza recomendações de disciplinas e retira gastos desnecessários para a equipe.
Apesar de tudo, o software não funcionará com o objetivo de automatizar o recebimento de notas, nem contará com um sistema para procura de estágios, etc.