# # # #
# #
Tendo em vista que o tema do nosso projeto são os restaurantes, decidimos criar um site direcionado ao cliente e a gestão do restaurante. O cliente por sua vez terá acesso a disponibilidade a um cardápio online, em que neste ele poderá realizar os seus pedidos, informando a quantidade destes e as suas respectivas características, informando os itens adicionais e os que deseja retirar, tendo acesso também a sua comanda e a possibilidade de dar um feedaack, que direciona ao email do sistema a respeito dos serviços. Já a gestão do restaurante poderá acessar os pedidos e visualizar tais especificações, além de criar e alterar os cardápios de acordo com o estoque do estabelecimento, por meio da inserção de valores, descrição, disponibilidade e informações de armazenamento. Ademais, será possível adicionar funcionários, especificando seu cpf, senha que passa por um processo de criptografia, nome, especialidade e salário, do qual este passa a ser vinculado ao sistema de login da gestão. Além disso, também temos a área de estoque, em que são salvos os ingredientes e quantidade desses no restaurante e por fim, a parte da conzinha que recebe os pedidos do cliente e consegue finalizá-los.
O recurso a ser automatizado é o sistema virtual do restaurante na parte que diz respeito ao atendimento ao cliente, ou seja: cardápios, setor de reclamação, elogio e sugestões, entre outros. Em que esses passam a ser de acesso virtual, tendo em vista a importância de reduzir o uso de materiais como folhas e impressões para cada indivíduo ter acesso a tais informações, além de se tornar mais prático, pois cada pessoa possui em seu celular o conteúdo necessário para fazer o pedido e também se mostra viável, pois menu é mutável a cada atualização em caso de futuras mudanças.
O objetivo é modernizar o modelo convencional, tornando tanto o gerenciamento quanto o uso do cliente mais práticos e funcionais. Para isso, buscamos elaborar uma interface mais fluída e intuitiva, trazendo também uma série de funcionalidades para melhorar a experiência do usuário.
Os usuários envolvidos nesse processo são aos funcionários da gestão do restaurante que terão a opção de cadastrar suas opções no sistema para a formação de um cardápio on-line, formação de estoque, cadastro de funcionários, acesso as solicitações dos clientes e este outro grupo terá acesso a realizar pedidos e consultá-los, além da área de feedback que redireciona sua mensagem para o email.
Os dados a serem tratados são inicialmente na parte de gestão do sistema, o nome, a descrição e o valor do produto para a formação de um cardápio. Logo, seguindo com o processo de cadastro dos produtos no estoque, em que recebe o nome do alimento seguido do seu preço e informações de armazenamento. Por fim, também será incluído em uma área específica do sistema, uma aba para obtenção de dados para a área restrita da gestão do restaurante.
Os requisitos necessários para o funcionamento do sistema, quando referente a montagem do cardápio será o nome do produto, suas informações dos valores, imagem e dados para armazenamento. Já para o pedido de um item no cardápio será necessário a sua seleção, seguido da quantidade e as características da composição dele, permitindo acréscimos ou rejeições. Por fim, será gerada um pedido que será entregue a gestão, para que o prato seja produzido e entregue ao cliente. Já quando se refere ao estoque será dito o ingrediente e a sua quantidade. Ademais, os funcionários são cadastrados e podem ter acesso a suas funcionalidades.
O sistema disponibilizará para os seus usuários a montagem de um cardápio interativo, que será projetado em um meio digital, em que neste será possível realizar pedidos que serão enviados direto para a cozinha, onde poderão ser preparados no menor tempo possível. Além da administração de funcionários e de estoque.
Para iniciar o projeto seguiremos a seguinte ordem cronológica, organizar um site em que será possível o usuário adicionar os produtos, tratando os campos de entrada como nome, descrição, valores e os exibidos na tela conforme são adicionados. Seguido de promover interatividade aos produtos acrescentados, possibilitando que dito a suas características e quantidades seja enviada uma requisição ao site da cozinha. Logo, desenvolver a parte do estoque que é vinculada para a produção dos pratos e os funcionários para se ter controle e acesso aos setores da gestão.
As linguagens de programação que serão utilizadas para o desenvolvimento do trabalho será java-web, incorporando Java, Html, Css, Jsp, Jstl, Servlets e JavaScript, por meio da plataforma NetBeans. Além de sites como o Google Fontes e Css Gradientes para a formação dos templates.
Para a construção do projeto utilizaremos como recursos de entrada a página index.html, seguido de um controlador que ficará sob responsabilidade do Servlet.java e por fim a execução em páginas .jsp.
Todos os dados que serão inseridos se integrarão a um banco de dados. Tornando possível o armazenamento dessas informações sem a perda delas e com fácil acesso.