Yurickh / LETproject

Projeto para o ensino de línguas à distância para o departamento de Letras da UnB
2 stars 3 forks source link

LETproject

Index

  1. Definição
  2. Dados do projeto
  3. Documentação 3.1. Doxygen (html)
  4. Instalação e execução
  5. Metas de desenvolvimento
  6. Log de Atividades

Conteúdo

1. Definição

O LETproject é uma iniciativa do laboratório do LET para o desenvolvimento de uma plataforma de ensino de línguas online. Seu principal objetivo é criar uma interface amigável entre alunos e professores de forma a incluir o estudo doméstico de línguas no mundo informatizado.

2. Dados do projeto

Título do projeto:

Orientador: Professor Cláudio Correa e Castro Gonçalves

Unidade Acadêmica / Departamento: Instituto de Letras/IL - Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução/LET

Alunos Envolvidos:

3. Documentação

Toda a documentação do projeto pode ser encontrada na pasta doc/.

ATENÇÃO: A documentação acima referenciada inclui explanações das funções de todas as classes e métodos implementados e tem por público alvo principalmente desenvolvedores interessados em contribuir com o projeto.

Para uma versão específica para usuários, ou seja, pessoas que estão interessadas no funcionamento da ferramenta e não em seus mecanismos, leia o ponto 4. Instalação e execução

3.i. Doxyfile (html)

No intuito de simplificar a navegação dentro da documentação do projeto, utilizamos a ferramenta Doxygen, gerando, assim, um arquivo HTML que contém uma interface amigável, bem como um arquivo .tex capaz de gerar um pdf. Tanto o pdf quanto o html possuem as mesmas informações. Estes arquivos estão contidos em vendor e para acessá-los basta abrir o arquivo doc/html/index.html ou doc/latex/refman.pdf com o seu navegador ou visualizador de pdf, respectivamente.

4. Instalação e execução

Para executar o programa, siga as instruções abaixo.

  1. Baixe o código fonte do projeto. Para isso, basta clicar no botão "Download ZIP" ao lado deste arquivo, como na imagem abaixo.
    example1

  2. Para instalar o python no Windows:

    Obs: Não desenvolvemos a plataforma em Windows, e não temos o hábito de testar neste ambiente. Então, caro usuário da microsoft, na ocasião de encontrar algum bug ocasionado por incompatibilidade, sintá-se convidado a abrir uma issue e nos avisar, para que o corrijamos o mais rápido possível. Siga este tutorial.

  3. Para instalar o python no Linux:

    OBS: As últimas versões do Ubuntu e Fedora já vêm com o python 2.7 e as últimas versões do RHEL e CentOS já vêm com o python 2.6.

    • Instale o pip: $ easy_install pip
    • Instale o virtualenv: $ pip install virtualenv
    • Selecione o diretório para a instalação do python e execute o virtualenv. $ virtualenv --distributte venv
    • Para executar o ambiente, rode: $ source venv/bin/activate
    • Para sair do ambiente: $ deactivate
  4. Para instalar django no Windows:

    • Baixe Download Django-1.7.1.tar.gz. Então extraia o arquivo, inicie o DOS shell (ctrl+E, cmd) com permissão de administrador e execute o comando no diretório cujo nome inicie com "Django-": $ python setup.py install
  5. Para instalar django no Ubuntu:

    • Pelo pip: $ pip install Django==1.7
    • "Manualmente":
    • Baixe Download Django-1.7.1.tar.gz. Então: $ tar xzvf Django-1.6.2.tar.gz $ cd Django-1.6.2 $ sudo python setup.py install