guilhermeprokisch / guilherme

0 stars 0 forks source link

Hegel #31

Open guilhermeprokisch[bot] opened 4 years ago

guilhermeprokisch[bot] commented 4 years ago

Mentioned in Marco Aurélio

https://www.youtube.com/watch?v=pfN2XrVPf7Y

Nesse video ele comenta sobre o conceito de vida após a morte Romana e Cristã. Na Romana somente sobrevive suas partes pertecentes ao cosmo, ache parecido com um conceito de vida a após a morte que tive ao ler Hegel.

A morte cristã é muito mais chique. Vc sobrevive inteiro. Seus memórias.

Então um conceito de morte etérea em que a pessoa sobrevive junto a mente ou ao universo só pode ser popular em um socidade que reconhece ao outro como bom.

Já o cristianismo nega a humanidade como pecadora e por isso seria um repulso pensar que o se continua vivendo nesse mundo após a morte e por isso cria um outro reino.

Isso é um contradição no Cristianismo, o conceito de amor ao próximo não é verdadeiro. Pq se fosse então não haveria problema em continuar a vida após a morte aqui nesse mundo.

guilhermeprokisch[bot] commented 4 years ago

Mentioned in Averroes

Averoes negava que nós éramos donos de nossos próprio intelecto ou espírito. Assim como Hegel ele acreditava que compartilhavamos uma mente compartilhada, coletiva e eterna. Essa ideia de espirito universal parece reaparecer em vários momentos, e Averoes parece que é um precedente dessas ideias na europa islâmica. Interessante.

guilhermeprokisch commented 4 years ago

Para Hegel os estóicos não eram como eu pensei que seria.

Ele vê alguma reação dos estoicos para com o poder, é como uma reação a mente para a totalidade para se tornar uma totalidade dentro de si, mas acaba sendo também ao final sendo apagada por outro movimento da mente.

http://halfhourhegel.blogspot.com/2016/03/hegels-views-on-stoicism-part-1.html