guilhermeprokisch / guilherme

0 stars 0 forks source link

Aristóteles #43

Open guilhermeprokisch[bot] opened 4 years ago

guilhermeprokisch[bot] commented 4 years ago

Mentioned in Averroes

A ideia de mente universal e o uso desse conceito como elemento conciliador de religião e razão tem suas raizes em Aristóteles . Mas sempre parece ter sido visto como herética pela Ordoxia do poder religioso da época.

guilhermeprokisch[bot] commented 4 years ago

Mentioned in Averroes

Averroes foi um grande opositor de Al-Ghazali. Esse é fundamental para entender o Islam atual. Al-Ghazalli defendia uma visão mais religiosa do pensamento, rejeitando a tradição filosófica para juntar da religião especialmente Aristóteles. Seu livro A incoerência dos Filósofos defendia a rejeição do pensamento filosófico em junção com o teológico. E em oposição Averroes defendia a aproximação desse pensamento. Ele escreveu um livro critica ao livro de Al-Ghazalli : A incorência da incoerência.

guilhermeprokisch[bot] commented 4 years ago

Mentioned in Avicenna

O "primeiro" dos pensadores árabes. Vai sofrer críticas de Al-Ghazali e defesa com Averroes É defende uma aproximação com a filosofia de Aristóteles e o Islam.

guilhermeprokisch[bot] commented 4 years ago

Mentioned in Flaubert

Video do Literatura Universal.

https://www.youtube.com/watch?v=NC3_e-Acvpk

Uma história Vitor Hugo mandou só seus melhores manuscritos para a Biblioteca Nacional da França, escondendo todo os demais rascunhos que mostravam o esforço e o trabalho para fazer seus livros. Enquanto Flaubert não escondeu esse esforço de trabalho. A Professora Veronica nesse video dá uma explicação super interessante comparando essas duas atitudes. Vitor Hugo é um escritor do romantismo e por isso existe uma concepção de produção que está ligada a inspiração de origem quase metafisica, essa concepção romantica do autor faz o autor de alguma obra, um artista, se disferenciar das demais pessoas. Já Flaubert adiciona o valor trabalho a figura do autor. Isso meio em século XXI com mudanças no modo de produção cada vez mais industrial faz total sentido. Ele mostra que a poética, no sentido de Aristóteles pode vir sim de origem de um trabalho braçal. A história de como ele criou Madame Bovary é também um afirmação desse ponto de vista.