nolo0pasaro / Projeto-Engenharia-de-Software

04/04/24
0 stars 1 forks source link

Projeto-Engenharia-de-Software

04/04/24

Propósito do produto

O propósito desse documento é fornecer, às partes interessadas (provedores do serviço, clientes, desenvolvedores e etc), uma visão unificada e direta dos objetivos almejados e requisitos para criação do programa alvo. A proposta deferida neste arquivo é a criação de um gerenciador voltado a criação e desenvolvimento de uma biblioteca de dados voltados à cartas de um dado “TCG” (Trading Card Game). Escopo do produto

O sistema deverá ser capaz de armazenar dados de diversos tipos. Suas informações ficarão em um banco de dados e mantidas no software. O mesmo deve ser capaz de receber novas entradas e alterar dados já existentes, caso necessário.

Visão geral do restante do documento A Seção 2 contém os 5WH2, estes sendo; What, Why, WHere, When, Who, How, How much A Seção 3 apresenta os requisitos funcionais, não funcionais e de interface externa. A Seção 4 apresenta a arquitetura do sistema.

O quê?

O sistema tem como principal funcionalidade servir de biblioteca virtual de dados para diversos jogos, com principal foco, o jogo ‘Magic the Gathering’. O sistema deve ser capaz de registrar novos e alterar as já existentes informações de cartas com todos seus atributos disponíveis em um banco de dados. Usuários devem ter a possibilidade de criar contas e fazer login. Uma vez que logados, deverá haver a possibilidade de criar, excluir ou editar novas pastas ou conjuntos de cartas de preferência. Essas bibliotecas estarão, também, salvas em um banco de dados. O sistema terá uma interface gráfica visualmente intuitiva e simples de entender, facilitando a navegação por parte dos usuários e desenvolvedores.

Por quê?

Como várias franquias que existem há anos, Magic the Gathering tem uma vasta coleção de histórias para serem contadas: por ser um jogo de cartas, conta com mais de 20.000 exemplares de cartões colecionáveis. Os jogadores e colecionadores, por sua vez, precisam de uma maneira de organizar suas coleções e/ou baralhos de jogos.

Onde?

O sistema estará disponível na WEB, assim estando disponível para acesso em maioria de sistemas operacionais. Sendo um aplicativo WEB, o programa terá um alcance amplo: indo das telas dos celulares até o dos computadores. O aplicativo poderá ser usado em vários lugares: na rua, durante uma troca ou venda de cartas, ou até mesmo em uma partida, caso seja necessário ver a tradução da carta.

Quando?

É esperado terminar o desenvolvimento, documentação e testes do sistema em um prazo ainda indeterminado. Esperado até o final do período letivo.

Quem?

O sistema em questão irá ser desenvolvido por Walter Dimas, Saulo Manoel, Zhael Aaron, Caio Henrique e Juan Carlo como medida de ME.

Como?

Com HTML, JavaScript e bibliotecas de dados próprias da linguagem. Será utilizado principalmente bibliotecas de Query por sua praticidade e habilidade de otimizar a programação de um banco de dados.

Por Quanto?

Estipula-se que o projeto custe, no mínimo, R$70,00 por ano. Uma assinatura mensal no Google Drive, para o armazenamento de dados de forma mais coerente e segura (dados de usuários e dos produtos). Isso não engloba o valor total do hosteamento do servidor.

Fazendo o Acesso

O usuário entrará no site e terá três principais opções, dentre elas: Cartas, Decks e Monte seu Deck. Todas opções terão como objetivo fazer a procura num banco de dados relacionado ao objeto em questão, fazendo a procura e junção de tal num aglomerado baseado no input do usuário, fazendo uma pesquisa e devolvendo o resultado esperado.

Problema de Pesquisa

Será utilizado como forma de ordenação. O algoritimo terá como prioridade importar e exportar ideias e conceitos num meio físico; tal que, o usuário tenha não só como prioridade encontrar suas cartas, mas como encontrar novas cartas para sua coleção. Será usado como base o artigo "IBC Tracer: Web-Based Application for Online Tracing the Spread of Covid-19 in Indonesia Using BFS Algorithm", com seu aprofundamento no sistema de pesquisa entre diversos filtros e opções diferentes de tangenciamento na pesquisa e compartilhamento de dados relacionados a um epicentro único, com queries inputs de usuários próprios. Sua formatação e idealização transformará o uso e pesquisa em algo mais rápido e prático, visto que Magic abrange uma variedade muito alta de estampas únicas, com diferentes modelos ao passar dos anos.

Desenvolvedores

Scrum Master: Saulo Manoel (@saulo.manoellb)

Front-End: Walter Dimas, Caio Henrique, Juan Leite (walter.dimas@souunit.com.br, caiohenrique.mcz@gmail.com, juancarlolr.10@gmail.com)

Back-End: Saulo Manoel, Zhael Aaron (zhael.unit@gmail.com)