Tive a necessidade de integrar uma aplicação web com uma impressora térmica. Acabei escolhendo a bematech, por ser uma das líderes de mercado nesse setor. Na hora de desenvolver, senti que há uma carência na integração com a web, já que é algo mais avançado. Dessa forma foi criado esse pacote para você conseguir imprimir em sua bematech de um dispositivo na web.
No momento testei apenas na bematech 4200 com placa Ethernet. Infelizmente não tenho outros modelos da bematech para testar. Dessa forma, no momento só garanto suporte a esse modelo com placa de rede. USB infelizmente não testei também. Se a bematech me der outros modelos, posso fazer o porte para essas impressoras.
Por questões de segurança, você não conseguirá realizar a impressão diretamente de um browser. Para isso foi necessário criar uma aplicação nativa. Como eu tenho experiência em Node e conhecia o Electron( que é do github inclusive), acabei criando uma aplicação nativa utilizando essas 2 tecnologias. Com o Node.js fica mais fácil ainda, pois é utilizando um socket para realizar a comunicação entre o aplicativo nativo criado a partir do electron com a sua página web, de onde você irá chamar a impressão
Imprimir em impressoras térmicas é uma tarefa mais complicada, pois basicamente é necessário escovar bits. Basicamente o que fiz foi mapear os comandos da documentação das impressoras da bematech e ler eles através de um arquivo XML. Para tornar esse XML dinâmico, adicionei o pacote Handlebars. Para isso foi criado um compilador, que irá ler o que você deseja imprimir e transformar isso nos bits que a impressora da bematech entende.
Abra seu terminal e digite npm start
. Será aberto de forma automática o programa criado no electron.
Para testar, abra o arquivo demo.html. Foi criado uma pagina web utilizando angular 1 para demonstrar como utilizar. Nesse arquivo há as configurações da impressora. Será necessário alterar o IP da impressora para você conseguir conectar. Você deve consultar o IP da sua impressora térmica e alterar no arquivo demo.html. A porta, por padrão, será sempre 9100.
Basicamente para imprimir é necessário:
Seu arquivo XML deve sempre iniciar com o elemento <root></root>
. O root serve como um <html></html>
, e indica o inicio de uma pagina. Nele há os seguintes atributos:
<root cut="full"></root> -> Apos a impressão, sera feito o corte total do papel.
<root cut="half"></root> -> Apos a impressão, ser'á feito o corte parcial do papel.
O elemento <line></line>
indica uma linha da pagina. Basicamente você trabalhará bastante com esse elemento, e é nele que você fará toda formatação de texto.
Para facilitar, utilizamos os atributos baseados nas propriedades CSS: Align, textTransform e fontSize.
Abaixo há a lista dos atributos e valores possíveis, lembrando que você pode repetir atributos para setar mais de um estilo (por exemplo, paa setar um texto negrito e itálico ao mesmo tempo).
<line align="left">Texto alinhado à esquerda</line>
<line align="left">Texto alinhado ao centro</line>
<line align="left">Texto alinhado à direita</line>
<line textTransform="bold">Texto em negrito</line>
<line textTransform="italic">Texto em itálico</line>
<line textTransform="underline">Texto com sublinhado</line>
<line fontSize="expanded">Texto com fonte expandida</line>
<line fontSize="large">Texto com fonte larga</line>
<line display="inline">Evita quebra de linha</line>
Por padrão, todos os elementos <line></line>
possuem um comportamento do tipo 'block', ou seja, se você colocar outro line, automaticamente será quebrado a linha. Se você deseja preservar a linha, indique o atributo display="inline", nos mesmos moldes do CSS.
Sempre que definido uma propriedade, a formatação é aplicada somente a linha atual.
Depois de testado e criado seus templates, você pode gerar o build do programa para distribuir para as plataformas windows, linux e OSX. Para isso basta digitar:
electron-packager .
Esse comando irá gerar o build para todas plataformas. Se desejar gerar apenas para plataformas específicas, consulte a documentação do Electron packager