Este livro é voltado para quem já possui conhecimento de programação e quer aprender Python. Ele aborda assuntos que incluem: criação de interfaces com usuário, computação gráfica, aplicações para internet, sistemas distribuídos, entre outros assuntos.
As linguagens dinâmicas eram vistas no passado apenas como linguagens script, usadas para automatizar pequenas tarefas, porém, com o passar do tempo, elas cresceram, amadureceram e conquistaram seu espaço no mercado, a ponto de chamar a atenção dos grandes fornecedores de tecnologia.
Vários fatores contribuíram para esta mudança, tais como a internet, o software de código aberto e as metodologias ágeis de desenvolvimento.
A internet viabilizou o compartilhamento de informações de uma forma sem precedentes na história, que tornou possível o crescimento do software de código aberto. As linguagens dinâmicas geralmente são código aberto e compartilham as mesmas funcionalidades e em alguns casos, os mesmos objetivos.
A produtividade e expressividade das linguagens dinâmicas se encaixam perfeitamente com as metodologias ágeis, que nasceram do desenvolvimento de software de código aberto e defendem um enfoque mais pragmático no processo de criação e manutenção de software do que as metodologias mais tradicionais.
Entre as linguagens dinâmicas, o Python se destaca como uma das mais populares e poderosas. Existe uma comunidade movimentada de usuários da linguagem no mundo, o que se reflete em listas ativas de discussão e muitas ferramentas disponíveis em código aberto.
Aprender uma nova linguagem de programação significa aprender a pensar de outra forma. E aprender uma linguagem dinâmica representa uma mudança de paradigma ainda mais forte para aquelas pessoas que passaram anos desenvolvendo em linguagens estáticas.
Revisada e ampliada, esta edição traz algumas novidades, como a inclusão de vários recursos interessantes que foram incorporados na versão 2.6 do Python.
Vários assuntos já abordados na edição anterior foram expandidos, incluindo: orientação a objetos, rotinas matemáticas, interface gráfica, computação gráfica, acesso a bancos de dados e integração com aplicativos de código aberto.
Além disso, a formatação passou por algumas mudanças, visando facilitar a leitura em monitores e a impressão.
Entretanto, a maior parte das mudanças vieram com a revisão do texto, que agora se tornou compatível com a nova ortografia, tarefa facilitada pelo uso do BrOffice.org e suas ferramentas. Várias partes do texto foram ampliadas, capítulos mudaram de ordem, novos exemplos e diagramas foram acrescentados, com o objetivo de melhorar o encadeamento dos assuntos abordados.
Visite o website do livro em http://ricardoduarte.github.io/python-para-desenvolvedores/