waldyrious / rendimentobasico.pt

Testing a possible new home for rendimentobasico.pt
Other
0 stars 0 forks source link

rendimentobasico.pt

Sistema experimental para alojar o site http://rendimentobasico.pt

Detalhes de implementação

Este site é alojado através da plataforma GitHub Pages, que usa o sistema Jekyll para gerar páginas estáticas a partir de ficheiros markdown.

Isto permite várias vantagens:

Metadados do site e tema visual

A configuração básica do site encontra-se no ficheiro _config.yml. Este ficheiro define parâmetros usados pelo Jekyll — nomeadamente, o título e descrição do site, e o estilo visual, que neste caso é baseado no tema minimal do GitHub Pages.

O Jekyll dá acesso a estes metadados através de variáveis, como {{site.title}} ou {{site.theme}}, que podem ser usadas em qualquer página do site, para construir links, títulos, etc.

Também existem variáveis específicas do GitHub, acessíveis através no domínio site.hgithub, como por exemplo {{site.github.repository_url}}.

Configuração da estrutura e aparência

Os principais ficheiros que determinam a estrutura e a aparência das páginas são os layouts (templates HTML) e as folhas de estilo CSS.

Metadados das páginas

O Jekyll requer que todas as páginas em Markdown tenham um bloco de metadados no início, demarcados por três traços:

---
title: Título da página
layout: post
---

Esta é uma página que usa o layout "post". Os layouts disponíveis encontram-se na pasta `_layouts`.

Estes dados podem ser omitidos, mas os demarcadores devem-se manter:

---
---

Esta é uma página sem metadados associados, que usa o layout "default".

Os dados das páginas podem ser acedidos através de variáveis do Jekyll — por exemplo:

Testar alterações localmente

Para a maior parte das alterações, bastará editar os ficheiros diretamente no browser, usando a interface web do GitHub.

No entanto, alterações mais abrangentes podem ser testadas localmente, usando ferramentas da linha de comandos.

Os passos para montar o site localmente são os seguintes:

Estes passos preparatórios só têm que ser corridos uma vez. (Periodicamente convém comando bundle update na pasta do site, para manter as dependências todas em dia.)

A partir de agora, para lançar um servidor local e visualizar o site final, basta correr o comando jekyll serve e abrir o endereço localhost:4000 no browser. Para parar o servidor, usa-se o comando Ctrl+C.

Alterações aos ficheiros originais (markdown) são automaticamente detectadas e o site atualizado. Este processo pode demorar alguns segundos.

Em alternativa, pode ser usado o comando jekyll build, que gera o site de forma estática numa pasta chamada _site, que pode ser aberta no browser e navegada normalmente, sem iniciar um servidor local.